Identidade Profissional | 23-01-2022 10:00

“Um carro bom e barato é difícil de conseguir”

“Um carro bom e barato é difícil de conseguir”

Ivo Magriço é dono de um stand de automóveis em Marinhais que vende carros semi-novos e usados.

Começou por trabalhar na área da construção civil numa época em que havia muito trabalho. Quando percebeu que estava a chegar uma crise no sector começou a planear o futuro e quando foi despedido da empresa onde trabalhava criou a sua empresa de venda de automóveis semi-novos e usados. Confiança e qualidade no serviço são fundamentais para fidelizar clientes.

Ivo Magriço nasceu em França, onde os pais eram emigrantes. Aos 16 anos decidiu ir viver para a Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, de onde o seu pai é natural. Queria trabalhar mas ainda não sabia bem que caminho seguir. Como o pai tinha trabalhado no ramo da construção civil decidiu faz um curso técnico profissional de medidor orçamentista. Enquanto estudava teve que interromper as aulas para cumprir o Serviço Militar Obrigatório durante um ano.
Apesar da interrupção diz que teve sorte. “Terminei o curso em 1996, antes da Expo98, e nessa altura havia mesmo muito trabalho. Acabei por gostar do que estava a fazer”, conta a O MIRANTE. Começou por estagiar numa grande empresa de construção civil. Mudou-se para Linda-a-Velha (distrito de Lisboa) e trabalhou durante vários anos nessa área. Até que começou a perceber que o negócio se estava a tornar instável. “Percebi que iria aparecer uma crise na construção civil e não me enganei”, recorda.
Quando começou a perceber que a empresa onde trabalhava preparava-se para fazer despedimentos começou a pensar numa alternativa. Como o pai tinha experiência no ramo automóvel decidiu criar uma empresa de venda de carros usados. O stand Cocharro Automóveis Lda foi fundado em 2006 e Ivo Magriço começou a gerir a empresa em 2010, depois de ter sido despedido da empresa de construção civil. Mudar de ramo profissional foi um desafio mas Ivo Magriço gosta de trabalhar e de novas experiências.
O stand situa-se à beira da Estrada Nacional 118, em Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos. O empresário comprou recentemente o terreno do outro lado da estrada por ter, afirma, melhor visibilidade. O seu stand tem vários carros semi-novos e usados para venda com garantia de qualidade e apoio no serviço pós-venda trabalhando com oficinas de confiança. “Começamos devagarinho e fomos crescendo aos poucos. Gosto de dar passos seguros e saber que caminho estou a trilhar”, afirma o empresário, de 46 anos.
O empresário aposta na qualidade dos automóveis que tem para venda. Dispõem de um site na internet e anunciam as viaturas para venda nos principais sites da área. Ivo Magriço refere que não se pode trabalhar apenas pelo preço e que não se podem criar expectativas erradas aos clientes. “Se um cliente vem à procura de um carro novo por mil euros temos que lhe explicar que não é possível. Muitos clientes procuram bom e barato e todos sabemos que isso não é fácil de conseguir”, esclarece.
Na sua opinião, a Internet ajuda a chegar a mais clientes, de outras zonas do país, mas também existe muita concorrência. O empresário sabe que já conquistou algum mercado e a conquista de clientes deve-se à qualidade do serviço e à garantia que os carros que vendem são bons. Ivo Magriço sublinha que o negócio tem mudado nos últimos dois anos.
“Os fornecedores começaram a aumentar os preços, o que prejudica o nosso negócio. Além disso começou a haver falta de automóveis no mercado de usados. Os grandes grupos começaram também eles a fazerem venda própria de carros semi-novos e eram eles que colocavam esses carros no mercado de usados. Tem sido mais difícil, mas temos conseguido manter o negócio nunca descurando a qualidade e isso é fundamental”, garante.
Com uma equipa de quatro funcionários, tudo fazem para satisfazer os clientes e essa é a máxima da empresa diariamente. “Para que as coisas corram bem é preciso trabalhar com seriedade”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo