Internacional | 25-08-2022 17:59

Jogo de futebol interrompido três vezes por alertas de ataque aéreo  

Refugiado Ucrânia

Ameaça de bombardeamento russo obrigou as equipas a passarem um total de duas horas e 25 minutos num bunker.

O jogo da Liga ucraniana de futebol entre o Rukh Lviv e o Melatist Kharkiv durou quatro horas e 27 minutos em vez dos 90 habituais, em virtude de vários alertas de ataque aéreo. 

O desafio disputado na quarta-feira em Lviv foi interrompido por três vezes pelas sirenes de alarme de possível ataque russo, acabando somente às 19:27 locais (17:27 em Lisboa) – depois de ter tido início às 15:00 –, após cumpridos os protocolos de segurança, com as equipas a passarem um total de duas horas e 25 minutos num bunker.  

No fim da maratona de futebol, o Metalist venceu, por 2-1, sem que se tivesse registado qualquer ataque. 

Apesar de estar localizada no oeste do país, perto da fronteira com a Polónia, Lviv tem sofrido violentos ataques aéreos nos últimos meses. A cidade é igualmente uma das que mais refugiados internos acolheu desde a invasão da Rússia, em 24 de Fevereiro. 

O campeonato ucraniano recomeçou na terça-feira, um dia antes da Ucrânia comemorar o seu Dia da Independência, que celebra a separação da União Soviética em 1991, acontecendo precisamente seis meses após o início da agressão militar russa. 

As competições oficiais de futebol na Ucrânia, suspensas há meio ano devido à guerra, foram retomadas na terça-feira, com a presença de Volodymyr Zelensky e militares, que deram o pontapé de saída do principal campeonato do país. 

Muitos futebolistas e treinadores juntaram-se, entretanto, ao exército do país, enquanto vários clubes passaram a fazer trabalho humanitário e a tentar angariar fundos para apoiar o esforço de guerra. 

Alguns clubes mudaram temporariamente a sede do trabalho das suas equipas, com o Dínamo Kiev, a trabalhar em Lodz, na Polónia, país que também acolheu o Shakhtar, mas em Varsóvia. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo