Internacional | 08-09-2022 19:11

Morreu a Rainha de Inglaterra  

FOTO WIKIPÉDIA

Isabel II tinha 96 anos e reinou durante os últimos 70 anos

A rainha Isabel II morreu hoje aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, foi anunciado através da rede social Twitter da família real. 

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e voltarão a Londres amanhã [sexta-feira]”, acrescenta a mensagem, numa referência a Carlos e Camilla. 

A rainha Isabel II, que  reinou durante 70 anos, o mais longo reinado da história do Reino Unido, chegou ao trono por um capricho do destino, mas ganhou o respeito consensual dos britânicos. 

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de Abril de 1926 na casa dos avós maternos, em Londres, e não estava destinada ao trono. 

Porém, a história mudou de rumo quando o tio sem filhos, Eduardo VIII, abdicou em 1936 para se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada duas vezes, pondo fim a uma calma vida familiar. 

O irmão, e pai de Isabel, George VI, herdou o trono, abrindo o caminho da coroa à primogénita, que, no dia dos 21 anos, prometeu dedicar a vida “seja longa ou curta”, a servir o país. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, permaneceu sobretudo no castelo de Windsor, evitando os bombardeamentos de Londres, mas mais tarde serviu como voluntária no Serviço Territorial do Exército como motorista e mecânica. 

Em 20 de Novembro de 1947, Isabel casou-se com Filipe, um primo distante que renunciou aos títulos de príncipe da Grécia e da Dinamarca à carreira na Marinha Real britânica para se consagrar ao papel de príncipe consorte. 

A cerimónia foi relativamente discreta devido aos tempos de crise após a guerra e a princesa teve que usar senhas de racionamento para pagar os tecidos do vestido. 

O casal viveu em Malta entre 1949 e 1951, enquanto o príncipe Filipe cumpria uma comissão de serviço na Frota do Mediterrâneo. 

Quando George VI morreu aos 56 anos, em 1952, Isabel tornou-se rainha com apenas 25 anos, então mãe de dois filhos, Carlos (nascido em 1948) e Ana (1950). Teve mais dois filhos já em funções, André (1960) e Eduardo (1964). 

A cerimónia da coroação, na Abadia de Westminster em 02 de Junho de 1953, foi transmitida pelo rádio em todo o mundo e, a pedido da rainha, pela primeira vez na televisão, atraindo uma audiência de milhões de pessoas. 

Ao longo de sete décadas, a rainha visitou 132 países e cruzou-se com muitas figuras como o primeiro primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru, imperador japonês Hirohito, o líder anti-apartheid da África do Sul Nelson Mandela ou o primeiro presidente negro dos EUA, Barack Obama. 

Em 09 de Setembro de 2015, a rainha tornou-se a monarca há mais tempo em funções, superando a trisavó Vitória. 

Após o internamento no hospital por uma noite, no ano passado, ficou evidente o declínio na saúde da rainha e o Palácio reduziu a carga de trabalho da monarca nonagenária, com o príncipe Carlos e outros membros da família real a representá-la em visitas ao estrangeiro e outros compromissos públicos. 

Ainda assim, aceitou participar num vídeo humorístico com o “Urso Paddington” para ser projectado durante as celebrações do Jubileu de Platina, em Junho, e fez algumas aparições públicas na Escócia em Junho. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo