Internacional | 08-02-2023 14:36

Um terço das crianças não tem água potável nas suas escolas

Um terço das crianças não tem água potável nas suas escolas

Uma em cada três escolas não tem saneamento básico e quase metade das escolas em todo o mundo não tem instalações para lavar as mãos com água e sabão

Um terço das crianças no mundo não tem água potável na escola, o que afecta a sua saúde e limita a sua capacidade de aprendizagem, segundo um relatório publicado hoje pela UNESCO.
"À escala global, quase uma em cada três escolas não tem água potável (…). Uma em cada três escolas não tem saneamento básico. Quase metade das escolas não tem instalações para lavar as mãos com água e sabão. O progresso é muito lento", de acordo com o documento publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
“Crianças em países com baixos rendimentos têm menos probabilidade de frequentar escolas que forneçam esses serviços básicos, sendo que a cobertura é menor em África subsaariana e no Pacífico”, refere o texto.
Esta falta de infra-estruturas impede que as escolas ofereçam “um ambiente seguro que proteja as crianças contra doenças, como a covid-19, os parasitas, as doenças respiratórias e a diarreia”, declarou à agência de notícias AFP a coordenadora desta publicação da UNESCO, Emilie Sidaner.
Esta situação representa um desafio sobretudo para as raparigas e, por vezes, até para as professoras, que “não podem ir à escola durante o período menstrual”, o que dificulta o “acesso equitativo à educação das raparigas”, referiu Sidaner, especialista em saúde e alimentação escolar.
O impacto também é forte na subnutrição infantil, porque as escolas, sem água potável, não podem preparar refeições para os seus alunos, observou Sidaner.
"Se os alunos não são saudáveis, bem alimentados e protegidos na escola, será mais difícil adquirirem os conhecimentos que o ambiente escolar lhes poderia transmitir", lamentou Emilie Sidaner.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo