Internacional | 26-09-2024 15:20

Risco de perda auditiva é maior em pessoas com menos de 40 anos que tiveram covid-19

Risco de perda auditiva é maior em pessoas com menos de 40 anos que tiveram covid-19
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Alerta da Widex, empresa especializada em problemas de audição, com base num estudo publicado numa revista científica.

Um estudo recente, publicado na revista Lancet’s eClinicalMedicine, refere que as pessoas entre os 20 e os 39 anos, que tiveram covid-19, apresentam um risco 3,44 vezes maior de desenvolver perda auditiva do que as que não contraíram o vírus. A informação é divulgada pela Widex, empresa especialista em problemas de audição.
"Conduzida por Michelle Suh, otorrinolaringologista no Hospital Universitário Nacional de Jeju, na Coreia do Sul, a investigação concluiu que o risco de perda auditiva neurossensorial súbita – uma forma repentina e muitas vezes inexplicável de perda auditiva – é 3,52 vezes superior entre os infectados por covid-19.", é referido.
No comunicado de imprensa, a Widex diz que "passados quatro anos desde a pandemia de covid-19, alguns sintomas do vírus ainda afectam o dia-a-dia de algumas pessoas que o contraíram" e sublinha que a doença pode ter efeitos prolongados e inesperados, mesmo em indivíduos que não desenvolveram sintomas graves durante a infecção, aconselhando as pessoas a apostarem na prevenção e a cuidarem da sua saúde auditiva.
E deixa cinco conselhos. Evitar ruídos excessivos; usar protecção auditiva em ambientes com ruído intenso; não utilizar cotonetes para limpar o canal auditivo; fazer exames auditivos regulares e consultar um especialista ao primeiro sinal de problemas auditivos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo