Nacional | 11-08-2022 10:52

Marcelo critica ‘moda’ dos anúncios de ‘escusa de responsabilidade’ e defende que a lei não o permite

Marcelo Rebelo de Sousa – Foto Arquivo O MIRANTE

Declarações de profissionais que dizem não se responsabilizar pelos seus actos têm surgido cada vez mais no Serviço Nacional de Saúde

O Presidente da República defende que, em regra, a lei não permite o uso das escusas de responsabilidade e que, em política, quando se tem razão, é muito importante saber explicar aos portugueses a razão que se tem. 

Numa entrevista à CNN Portugal, que será divulgada na integra hoje à noite, Marcelo Rebelo de Sousa diz que é preciso as pessoas olharem para o direito e que “há casos em que a lei permite [invocar escusa de responsabilidade], mas, em regra, não permite”. 

“Sob pena de, em diversas actividades públicas (…) sem encontrar maneira de a pessoa poder invocar realidades objectivas, como a falta de dinheiro, a falta de orgânicas, de estruturas, para não cumprir a sua missão”, acrescenta. 

O chefe de Estado adianta que há casos em que pode ser invocado [escusa de responsabilidade], mas sublinha: “é muito importante, em política, quando se tem razão, saber explicar aos portugueses a razão que se tem. Porque, muitas vezes, tem-se razão, mas a não explicação da razão, ou o mau uso da razão, faz perder a razão”. 

Estas declarações do Presidente da República surgem numa altura em que muitos médicos têm apresentado escusas de responsabilidade por considerarem que não estão reunidas as condições necessárias para desempenharem as funções cumprido as regras da boa prática médica. 

Os pedidos de escusa visam excluir a responsabilidade individual em sede disciplinar por falhas de diagnóstico e/ou terapêutica condicionada por mau funcionamento dos serviços e que afectem o cumprimento da boa prática médica. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1639
    22-11-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1639
    22-11-2023
    Capa Médio Tejo