Nacional | 24-08-2022 20:59

Factura do gás das famílias aumenta em média 30 euros, mais impostos, a partir de Outubro

FOTO ILUSTRATIVA – FOTO DR

Desde a última actualização feita pela EDP Comercial, para o ano-gás, que vigora até 30 de Setembro, o preço daquela matéria-prima nos mercados grossistas aumentou mil por cento.

A EDP Comercial vai aumentar o preço do gás às famílias em média 30 euros mensais, mais taxas e impostos, a partir de Outubro, devido à escalada de preços nos mercados internacionais e após um ano sem actualizações. 

Em declarações à agência Lusa, a presidente executiva da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, anunciou a decisão de aumentar o preço do gás “em média, 30 euros na factura dos clientes” residenciais, os quais são acrescidos de “cinco a sete euros de taxas e impostos”. 

Para os cerca de 433.300 (dois terços) dos 650.000 clientes residenciais, que representam os consumos mais baixos, a subida do preço do gás terá um impacto médio de 18 euros mensais, antes de taxas e impostos, ou seja, o aumento rondará os 22 euros. 

A EDP Comercial justificou a decisão com a escalada de preços do gás nos mercados internacionais, nos últimos meses, uma situação que foi agravada pela guerra na Ucrânia e as restrições ao abastecimento de gás russo, o que fez também aumentar o preço em outros mercados, como, por exemplo, no gás proveniente da Argélia. 

 “O preço de gás fixado há 12 meses, sem nenhuma alteração ao longo de um ano, foi muito importante, até face a outras ofertas de mercado, porque permitiu ter alguma poupança, mas, um ano depois, tendo em conta o novo contexto – nós não produzimos gás, nós temos de o comprar em mercado – temos que fazer repercutir isto [a subida nos mercados grossistas]”, vincou a presidente executiva. 

Os novos preços entram em vigor no dia 01 de Outubro e, ao contrário do que é habitual, vão estar em vigor durante três meses, e não durante um ano, podendo ser revistos ao fim dos três meses, em alta, ou em baixa. 

EDP Comercial vai enviar informação aos clientes, “para que possam compreender aquilo que está a acontecer e possam compreender que a EDP não ganha nada com esta situação”. 

Desde a última actualização feita pela EDP Comercial, para o ano-gás, que vigora até 30 de Setembro e que teve impactos entre seis e 19 cêntimos nas facturas das famílias, o preço daquela matéria-prima nos mercados grossistas aumentou 1.000%, ou seja, multiplicou por 10. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo