Nacional | 03-10-2022 17:38

Está em marcha mais uma tentativa de acabar com as touradas em Portugal 

Está em marcha mais uma tentativa de acabar com as touradas em Portugal 

Promotores defendem que a actividade é anacrónica e que já não devia existir no século XXI.

O PAN promoveu hoje o lançamento de uma iniciativa legislativa de cidadãos pelo fim das touradas, manifestando expectativa de que a Assembleia da República esteja “do lado certo da história” e não permita “que se continue a maltratar animais”. 

A iniciativa denomina-se “Fim à tauromaquia, por favor”, e foi hoje lançada em frente à praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, num evento que contou com vários dirigentes do PAN, representantes de associações e a dirigente do partido espanhol PACMA (Partido Animalista Contra el Maltrato Animal) Ana Béjar. 

O objectivo é “acabar com esta anacrónica actividade que já não devia existir no século XXI”, explicou a porta-voz do partido, Inês de Sousa Real, sustentando que “o progresso civilizacional não se coaduna com touradas”. 

A líder do PAN apelou à dinamização da iniciativa de forma a juntar o maior número de assinaturas possível e a possibilitar a sua discussão na Assembleia da República. 

Como forma de dar o exemplo, foi das primeiras pessoa a colocar a sua assinatura na petição, que estará acessível na página na internet e nas redes sociais do PAN, segundo foi anunciado. 

 “Queremos colocar Portugal como uma referência do ponto de vista da protecção animal e acreditamos que com uma iniciativa legislativa de cidadãos, o poder político – neste contexto tão complexo como é o de uma maioria absoluta – e os restantes deputados e deputadas da Assembleia da República percebam que têm que se posicionar do lado certo da história, o lado da abolição”, salientou Inês Sousa Real. 

De acordo com a legislação, “o direito de iniciativa legislativa de cidadãos é exercido através da apresentação à Assembleia da República de projetos de lei subscritos por um mínimo de 20 mil cidadãos eleitores”. 

Na semana passada, o PAN deu entrada no parlamento de um projeto de lei com vista a proibir que menores de 16 anos possam assistir ou participar em espectáculos tauromáquicos como artistas, auxiliares ou forcados. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo