Nacional | 04-12-2022 10:00

Há cerca de um milhão de diabéticos em Portugal

Há cerca de um milhão de diabéticos em Portugal
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Temos a segunda maior prevalência padronizada de diabetes da União Europeia, com 9,1% na população entre os 20 e os 79 anos.

Especialistas de 160 países reúnem-se partir de segunda-feira, em Lisboa, no Congresso Mundial da Diabetes para debater formas de combater esta “pandemia” que afecta um em cada 10 adultos no mundo.
O congresso, que se realiza pela primeira vez em Portugal, é uma organização conjunta da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), que congrega cerca de 240 entidades ligadas à doença de 170 países e territórios de vários continentes.
Os cerca de quatro mil profissionais de saúde e investigadores, representantes governamentais e de associações vão debater temas como o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias e terapias, os mais recentes resultados de ensaios clínicos e a prevenção da diabetes tipo 2.
A IDF salienta que o mundo está a enfrentar uma “pandemia cada vez maior” de diabetes, estimando que um em cada 10 adultos tenha a doença no mundo e que, na Europa, possa chegar aos 60 milhões.
Sem uma acção significativa para lidar com o impacto global da doença, a IDF alerta que o número aumentará para mais de 700 milhões nos próximos 25 anos.
De acordo com a federação internacional, Portugal apresenta a segunda maior prevalência padronizada de diabetes da União Europeia, com 9,1% na população entre os 20 e os 79 anos, acima dos 6,2% do conjunto dos 27 países.
Segundo dados recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS), mais de 79 mil casos de diabetes foram registados no último ano, elevando para quase 880 mil o número de pessoas inscritas nos centros de saúde com a doença.
A DGS reconheceu que, tendo em conta as estimativas da IDF, este número “poderá apontar para a existência de pessoas por diagnosticar”, o que faz com que o programa nacional da doença mantenha como prioridade o diagnóstico precoce, através da avaliação do cálculo de risco da diabetes tipo 2.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo