Nacional | 28-12-2022 17:02

Linda de Suza foi "o rosto visível" da imigração portuguesa em França

FOTO WIKIPEDIA

A morte da cantora foi notícia nos principais meios de comunicação franceses, que lembram que ela foi das primeiras a cantar as experiências de uma comunidade estrangeira no país.

O investigador Vítor Pereira defendeu que a cantora portuguesa Linda de Suza, falecida hoje aos 74 anos, foi o rosto dos milhares de portugueses, e em particular das mulheres, que emigraram para França nas décadas de 1960 e 1970.

"No início da sua carreira já havia cerca de um milhão de portugueses em França, mas não havia cantores de origem portuguesa. Havia cantores de origem espanhola, italiana, mas não portuguesa e então ela foi o rosto visível da imigração portuguesa em França, e também da imigração feminina", explicou à Lusa Vítor Pereira, investigador principal no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Através de músicas como "Valise de Carton", "J'ai deux pays pour un seul coeur" ou "La Symphonie du Portugal", Linda de Suza não só contou aos franceses as dificuldades e a realidade de muitos imigrantes portugueses em França, mas também introduziu naquele país ritmos portugueses que até aí não eram conhecidos, com muitos gauleses a atribuírem-lhe a autoria de músicas tradicionais como "Malhão, malhão" ou "Tiro Liro Liro".

"Claro que ela trouxe um toque português à música francesa. A música portuguesa mais conhecida era o fado e então havia guitarra de fado nas suas músicas, mas ela também fez entrar na música francesa tudo que é o folclore português, mais do Norte, embora ela fosse do Alentejo", explicou Vítor Pereira, que investiga a história da imigração portuguesa em França.

Para além dos álbuns de platina, as incontáveis aparições na televisão francesa e mesmo a adaptação da história da sua vida numa minissérie francesa, Linda de Suza escreveu um livro "La valise en carton" (mala de cartão), que vendeu mais de dois milhões de exemplares, o que mostra, segundo Vítor Pereira, como era um "verdadeiro fenómeno popular" em França.

Para a comunidade portuguesa em França, Linda de Suza mostrou ainda a possibilidade de uma vida diferente, inspirando os jovens de origem portuguesa em França a seguir os seus sonhos.

A morte de Linda de Suza hoje aos 74 anos foi notícia nos principais meios de comunicação franceses, que a descreveram como "icónica" e lembraram que a cantora portuguesa foi das primeiras em França a cantar em francês as experiências de uma comunidade estrangeira instalada no país.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo