Nacional | 04-01-2023 14:17

Maternidades vão continuar a funcionar de forma rotativa

Maternidades vão continuar a funcionar de forma rotativa

Director executivo do Serviço Nacional de Saúde diz que as datas de funcionamento no primeiro trimestre são anunciadas até dia 15

As maternidades e blocos de partos vão continuar a abrir de forma rotativa nos primeiros três meses deste ano, seguindo um plano que deverá ser anunciado até dia 15, avançou hoje o director executivo do Serviço Nacional de Saúde.
“No primeiro trimestre vamos manter um esquema semelhante ao que aconteceu no Natal e no Fim de Ano. Queremos já tentar fechar as datas todas”, disse Fernando Araújo.
Fernando Araújo apontou que o que está preparado para o primeiro trimestre do novo ano é manter a abordagem de rotatividade, de forma a criar “previsibilidade” e ser possível “coordenar uma operação estável”.
“O objectivo é termos, numa área geográfica, uma resposta consistente e evitar que as grávidas estejam, até à ultima hora, a tentar perceber se aquele local vai estar aberto ou não”, resumiu.
Segundo Fernando Araújo a ideia é que “as grávidas possam perceber já o que vai acontecer em Março”, por exemplo, e garantiu que em Janeiro será fechado o plano em todas as regiões.
O director executivo do SNS quer que o próximo Verão “seja mais tranquilo e estável” e adiantou que também está em cima da mesa “discutir outras dimensões como o alinhamento das regras com o [sector] privado de forma a que haja segurança e qualidade de forma transversal em todo o sistema”.
Defendendo a necessidade de uma “mudança de cultura”, o médico que lidera a Direcção Executiva do SNS vincou que o objectivo é que o sistema “tenha organização, planeamento e estabilidade”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo