Nacional | 30-01-2023 11:44

Nove em cada dez jovens entre os dezoito e os trinta anos já votou em eleições

Nove em cada dez jovens entre os dezoito e os trinta anos já votou em eleições

Só uma pequena percentagem está inscrita em partidos políticos e são ainda menos os inscritos em sindicatos

Um estudo hoje divulgado indica que 89,6% dos jovens já votaram em eleições, mas essa percentagem reduz-se significativamente no que se refere à militância partidária ou sindical, com apenas 17,5% filiados em partidos e 2,4% em sindicatos.

Este estudo, intitulado “Participação política juvenil em Portugal: Resultados de um inquérito ‘online’ e de grupos de discussão com jovens”, foi desenvolvido por investigadores da Universidade Católica do Porto para o Conselho Nacional de Juventude (CNJ).

Segundo o estudo, num total de 931 jovens inquiridos, 89,6% declararam já ter votado "em algum momento da sua vida".

Em declarações à agência Lusa, o presidente do CNJ, Rui Oliveira, considerou que este dado permite “afastar a percepção de que os jovens estão desligados e não participam na vida política”.

“Este valor, dos nove em cada dez, vem-nos demonstrar que, nesta questão concreta do voto (…), eles continuam a ir votar e a ter essa participação”, afirmou.

Segundo o estudo, dentro do universo dos jovens que já votaram, 81,8% foram às urnas no âmbito das eleições legislativas, 79,1% nas autárquicas, 76,6% nas presidenciais e apenas 45,6% nas europeias.

À Lusa, as investigadoras da Universidade Católica Raquel Matos e Mónica Soares - respectivamente, coordenadora e uma das autoras do estudo - indicaram que, para os jovens, “quanto maior a percepção de que a eleição terá impacto na sua vida e na sua comunidade, maior a probabilidade de a ida às urnas se efectivar”.

O estudo foi feito com base num inquérito ‘online’ que envolveu 931 jovens dos 18 aos 30 anos e que foi realizado entre 23 de Fevereiro a 31 de Maio de 2022.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo