Nacional | 20-02-2023 11:41

Centro de Informação Antivenenos atendeu setenta chamadas por dia no ano passado

Centro de Informação Antivenenos atendeu setenta chamadas por dia no ano passado

Maioria das consultas foi motivada por medicamentos, principalmente anti-depressivos e ansiolíticos, e produtos de limpeza como lixívias e detergentes

O Centro de Informação Antivenenos do INEM realizou uma média de cerca de 70 consultas por dia em 2022, totalizando 25.167, a maioria motivada por medicamentos, principalmente anti-depressivos e ansiolíticos, e produtos de limpeza como lixívias e detergentes.

Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que lançou a campanha "Nem tudo o que parece é", com o objeCtivo de alertar para a existência deste serviço especializado em intoxicações, acessível a qualquer pessoa através do número telefónico gratuito: 800 250 250.

Das 25.167 consultas realizadas no ano passado no Centro de Informação Antivenenos (CIAV), 24.034 (95,49%) estavam relacionadas com situações de exposição a um potencial tóxico, refere o INEM em comunicado, sublinhando que “cerca de 56% desses casos resultaram de uma exposição não intencional e, como tal, evitável”.

Segundo os dados do CIAV, 8.419 consultas envolveram crianças, sendo que a maioria (58%) tinham menos de cinco anos.

Já nos 15.159 casos referentes à população adulta, 63% são mulheres, registando-se um maior número de consultas na faixa etária entre os 20-29 anos, com 2.898 casos.

Os medicamentos continuam a ser a razão que mais motiva o contacto com o Centro de Informação Antivenenos, tendo totalizado 10.045 ocorrências envolvendo ansiolíticos (4.734), anti-depressivos (3.074) e anti-psicóticos (2.237).

As substâncias de abuso (1.796), incluindo álcool; os produtos de limpeza como lixívias (1.464) e detergentes (1.329); e os pesticidas (1.304), representam 83% dos casos envolvendo outros produtos e que determinaram o recurso ao centro, segundo do dados do “Boletim CIAV – Estatísticas 2022”.

No momento do contacto com o centro, 53,85% (12.942) dos utentes apresentavam sintomas, tendo sido possível resolver a situação através das indicações do CIAV em 42,88% (10.306) das situações, sem necessidade de envio de meios de emergência médica ou recurso a uma unidade de Saúde.

Os dados referentes a 2022 indicam que a maioria dos contactos recebidos no CIAV são transferidos através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM (7.193), após contacto via 112. Seguem-se as chamadas efetuadas diretamente para o 800 250 250, oriundas de Unidades Hospitalares (6.597) e de utentes que ligam do domicílio (5.406).

O INEM salienta que a campanha "Nem tudo o que parece é" visa sensibilizar a população para a existência do CIAV, um centro médico especializado de consulta telefónica na área das intoxicações que funciona ininterruptamente e que também dá resposta a situações de intoxicação em animais.

Na consulta estão médicos com formação específica na área da toxicologia, que prestam apoio ao público em geral e a profissionais de saúde em situações relacionadas com a exposição a tóxicos, medidas de prevenção ou qualquer informação na área da toxicologia.

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