Nacional | 20-07-2023 13:58

Cláudia Maia assume presidência da direcção da Associação de Imprensa

Cláudia Maia assume presidência da direcção da Associação de Imprensa
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

João Palmeiro, representante do grupo Impresa, deixa o cargo, ao fim de mais de duas décadas.

A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) tem novos órgãos sociais, com a presidência da direcção a ser assumida pela Deco Proteste Editores, representada por Cláudia Maia, directora e editora de publicações daquela empresa, foi hoje anunciado.

A mudança dos órgãos sociais decorre da assembleia-geral da APImprensa que foi hoje realizada na Casa da Imprensa, em Lisboa, com a lista da Deco eleita por unanimidade.

Em declarações à Lusa, a agora presidente da APImprensa sublinha que a diminuição de receitas publicitárias, o aumento do custo das matérias-primas, as falhas reiteradas na distribuição de jornais e revistas – aliadas a uma lenta e difícil transição para o digital –, e a rápida disseminação de desinformação nas redes sociais têm colocado em risco a sustentabilidade económica dos meios de comunicação social, mas também a credibilidade dos profissionais que nele operam.

"É preocupante ver que mais de metade dos concelhos em Portugal é ou está na iminência de se tornar num deserto de notícias, ou seja, não ter quaisquer jornais ou rádios aí sedeados", lamenta Cláudia Maia, o que tem tendência a agravar-se se nada for feito.

Além disso, "a mudança de hábitos no consumo de informação e a emergência de novas tecnologias obrigam-nos a pensar em novas formas de fazer chegar a informação aos públicos mais jovens, que são o garante da democracia e da sustentabilidade do sector", sublinha.

Vice-presidente da APImprensa desde 2019 e representante da Deco Proteste na associação desde 2016, Cláudia Maia tem formação como jornalista e está ligada à defesa do consumidor há 25 anos.

A direcção eleita agradece e enaltece o trabalho realizado pela anterior direção e, em particular, por João Palmeiro, presidente da APImprensa e representante do grupo Impresa Publishing ao longo de mais de duas décadas.

A Associação Portuguesa de Imprensa foi fundada em 1960 como Grémio Nacional de Imprensa Regional, tendo sido transformada, em 1975, em Associação de Imprensa Não-Diária e, em Setembro de 2004, adoptou a actual designação. Conta com mais de 200 empresas associadas e representa cerca de 450 títulos de âmbito nacional, regional, local, técnicoprofissional e especializado.

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