Nacional | 04-09-2023 14:11

O perigo do regresso de lobos a zonas de onde estavam ausentes

lobo
foto ilustrativa - foto dr

Alerta da Comissão Europeia que vai reflectir sobre a necessidade de nova proposta sobre o estatuto de protecção do lobo, nomeadamente em Portugal.

A Comissão Europeia alertou hoje para o “perigo real” do regresso de alcateias de lobos a zonas da União Europeia (UE) de onde estavam ausentes e quer ver aplicadas medidas de prevenção de ataques ao gado.
“A concentração de alcateias de lobos em algumas regiões europeias tornou-se um perigo real para o gado e, potencialmente, também para os seres humanos”, salientou, em comunicado, a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.
Von der Leyen apelou ainda “às autoridades locais e nacionais para que tomem medidas sempre que necessário”, em linha com a legislação europeia, que prevê, por exemplo, a construção de vedações.
Bruxelas lançou também hoje um convite às autoridades locais e todas as partes interessadas para que enviem, até dia 22, dados actualizados sobre a população de lobos e o seu impacto.
Com base nos dados recolhidos, a Comissão irá decidir sobre a necessidade de apresentar uma nova proposta sobre o estatuto de protecção do lobo e actualizar o quadro legal.
O lobo ibérico é uma espécie catalogada como ‘em perigo’ em Portugal e estritamente protegida pela legislação nacional.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo