Paula Peneda é a primeira mulher polícia na direcção nacional da PSP

A agora nomeada como directora nacional adjunta de recursos humanos foi comandante distrital da Polícia da PSP de Santarém e está desde 2020 à frente do Comando Metropolitano do Porto
A direcção nacional da Polícia de Segurança Pública vai ter pela primeira vez uma mulher polícia, com a nomeação de Paula Peneda como directora nacional adjunta de recursos humanos, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
Em comunicado, o MAI avança que o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, aceitou os nomes propostos pelo novo comandante-geral da Guarda Nacional Republicana e novo director da Polícia de Segurança Pública para as cúpulas destas duas forças de segurança.
Segundo o MAI, Paulo Silvério, que desde 2021 desempenha funções de Comandante da Unidade de Intervenção da GNR, é o novo segundo comandante-geral da corporação.
A estrutura de topo da PSP passa a integrar Paula Peneda como directora nacional adjunta de recursos humanos, Paulo Lucas como director nacional adjunto de operações e segurança, Bastos Leitão como director nacional adjunto de logística e finanças e Paulo Pereira como inspector nacional.
Paula Cristina da Graça Peneda é comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP desde 2020, tendo sido, anteriormente, comandante distrital da PSP de Santarém. Foi a primeira mulher a chegar a superintendente-chefe, em 14 de Setembro de 2022.