Nacional | 13-09-2023 18:00

Política cultural europeia não tem combatido a"cultura da vulgaridade"

Produtor de cinema português, Paulo Branco, distinguido com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura

O produtor de cinema Paulo Branco pediu hoje à Europa para combater a "cultura da vulgaridade e da mediocridade", que "abre portas a bolsonaros e trumps", ao receber em Madrid o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2022
Paulo Branco recebeu numa cerimónia no Museu do Prado, das mãos dos ministros da Cultura de Portugal e Espanha, o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2022, que lhe foi atribuído em Novembro do ano passado.
O produtor português, que agradeceu "aos grandes artistas" com quem tem trabalhado, dizendo que a eles deve o prémio, lamentou a "cultura de vulgaridade e a cultura de mediocridade" que considera que invadiu a Europa e que "acabou por ser praticamente maioritária" em quase todo o continente.
"Nisso, a Europa não tem tido cuidado, na sua política cultural não tem tido cuidado”, afirmou, acrescentando que a consequência é as democracias acabarem por “abrir portas a bolsonaros e trumps".
Para Paulo Branco, que se dirigiu aos dois ministros presentes, disse que "há uma responsabilidade enorme" e são precisas mudanças.
"Que haja uma cultura de exigência e do que é essencial, uma defesa disso, para não sermos embarcados em aventuras que poderão ser absolutamente desastrosas, e que estão às nossas portas, como já se tem visto em alguns países europeus", afirmou.
O Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, com um valor monetário de 75.000 euros, existe desde 2006 e deveria ser atribuído a cada dois anos, mas a distinção a Paulo Branco foi a primeira desde 2018.
Paulo Branco recebeu o prémio pelo "perfil independente no cinema autoral, na produção e co-produção, abrindo ao longo da sua carreira, novos percursos e olhares, construindo pontes entre a Península Ibérica e o resto do mundo", justificou o júri, em Novembro passado.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo