Radares com inteligência artificial detectam quem vai ao telemóvel e se usa cinto de segurança
Estão a ser testados em Londres mas por serem intrusivo e violarem a privacidade das pessoas, podem gerar questões legais
Novos radares avançados e com inteligência artificial conseguem ver o que se passa dentro das viaturas em trânsito.
O primeiro chegou ao sul de Londres, há algum tempo, como parte de um estudo e está a gerar expectativa por poder “espiar” os condutores dentro dos automóveis.
Segundo as informações disponíveis trata-se de um radar “4D”, com câmaras de super-resolução de 10 polegadas, capaz de detectar condutores a usar o telemóvel ou sem cinto de segurança, que pode também verificar a lotação.
Outras curiosidades já divulgadas por alguns meios de comunicação, referem que, para além das comuns multas por excesso de velocidade e desrespeito dos sinais de trânsito, até consegue verificar se o veículo em questão tem o seguro válido.
Se isto não fosse suficiente, apenas um radar pode monitorizar até seis faixas de rodagem de dia e de noite, graças às câmaras noturnas e ser combinado com outras unidades para verificar as velocidades médias.
A aprovação e instalação deste tipo de radar, nomeadamente em Portugal, não será simples, uma vez que é intrusivo, e viola a privacidade das pessoas.