Nacional | 04-01-2024 16:36

Ministra da Agricultura recebe grau de comendadora da Ordem do Mérito Agrícola em França

Ministra da Agricultura recebe grau de comendadora da Ordem do Mérito Agrícola em França
Maria do Céu Antunes acredita que o observatório vai permitir perceber como é feita a distribuição de valor

Distinção de Maria do Céu Antunes pelo “trabalho, tenacidade e liderança”, que permitiram concluir a reforma da PAC, em 2021, durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, recebeu, em França, o grau de comendadora da Ordem do Mérito Agrícola pela “tenacidade e liderança” que permitiram concluir a reforma da Política Agrícola Comum (PAC).

“A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, foi distinguida, esta tarde, em França, com a atribuição do grau de Comendadora da Ordem do Mérito Agrícola”, anunciou, em comunicado, o Governo.

Citado na mesma nota, o seu homólogo francês, Marc Fesneau, justificou esta distinção com o “trabalho, tenacidade e liderança”, que permitiram concluir a reforma da PAC, em 2021, durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

“Foi a tua liderança e tenacidade, Maria do Céu, que permitiram que a PAC fosse finalmente aprovada, quando já poucos acreditavam que tal fosse possível. Contamos contigo na próxima reforma da PAC”, reforçou.

Por sua vez, a ministra da Agricultura de Portugal sublinhou que esta é uma “distinção colectiva, atribuída a uma equipa, a Portugal”, tendo em conta que a reforma da PAC foi alcançada graças a um “grupo muito extenso de pessoas, que muito se empenharam”.

Maria do Céu Antunes mostrou-se ainda orgulhosa por “ter conseguido contribuir, um pouco mais, para a construção do projecto comum que é a União Europeia”.

Na reunião de hoje com o ministro Marc Fesneau foram também debatidos temas como as novas técnicas genómicas, o transporte de animais, a simplificação da PAC e o uso mais eficiente da água.

“Em linha com as prioridades europeias, Portugal tem vindo a defender o desenvolvimento de um programa similar ao Repower, mas direccionado para o uso da água. Esta foi mais uma oportunidade para estabelecermos prioridades e definirmos esforços […]. A sustentabilidade tem de ser a grande e permanente meta”, adiantou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo