Nacional | 27-03-2024 17:12

Canções de “ContraCantos” celebram cinquenta anos de liberdade

Novo disco de Miguel Calhaz, com recriação de temas de oposição à ditadura e de celebração da revolução, em digressão nacional.

O músico Miguel Calhaz realiza em Abril uma digressão nacional de apresentação do seu novo álbum, “ContraCantos”, “porque a luta é contínua”, como disse o compositor e contrabaixista à agência Lusa.

Em “ContraCantos”, editado no passado dia 02 de Fevereiro, Miguel Calhaz celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos, propondo uma releitura e reinterpretações de canções que marcaram Abril e a oposição à ditadura, de 'cantautores' como Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Fausto, José Mário Branco e Sérgio Godinho, recorrendo apenas à voz e ao contrabaixo.

O álbum inclui um total de 16 canções da corrente que se usou chamar 'canção de protesto' ou 'de intervenção', entre as quais “Espalhem a Notícia”, “Maio Maduro Maio”, “Tu Gitana”, “Por Este Rio Acima” e “Eu Vi Este Povo Lutar (Confederação)”.

Nos espectáculos, tal como no disco, Miguel Calhaz acompanha-se apenas ao contrabaixo. “Decidi fazer uma abordagem apenas a solo, homenageando os nossos mestres 'cantautores'”, disse.

O disco inclui ainda canções como “Mariazinha”, “Erguem-se Muros em Volta” e “Epígrafe Para a Arte de Furtar”, Miguel Calhaz afirmou e a elecção dos temas “Tem muito a ver com a praticabilidade, em termos de eu conseguir pôr estas músicas nos dedos e na voz”, explica o músico.

Miguel Calhaz editou os álbuns "Estas Palavras" (2012), "vozCONTRAbaixo" (2017) e "Contemporânea Tradição" (2023). Em 2011 venceu o Prémio José Afonso para um tema original, no 3.º Festival Cantar Abril, o Prémio Adriano Correia de Oliveira, para a melhor recriação, em 2013 e, em 2015, o Prémio Ary dos Santos para a melhor letra.

Licenciado em Educação Musical e em Contrabaixo/Jazz, e mestre em Ensino da Música Jazz, Miguel Calhaz é professor do Curso Profissional de Jazz e da Orquestra Geração, no Conservatório de Música de Coimbra.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo