Nacional | 05-04-2024 15:00

Invadia e alugava casas que não eram suas, para férias em Nazaré e Peniche

Aproveitava-se de casas vazias, por serem de proprietários estrangeiros ou de pessoas que nelas não residiam, mudava as fechaduras e alugava-as

Um homem foi detido na Nazaré por crimes de burla e violação de residências que se encontravam desabitadas e que alugava para férias como se fossem suas, informou hoje a GNR.
O homem, de 30 anos, é suspeito da prática de 16 crimes de burla, dez crimes de falsificação de contratos de aluguer, seis crimes de dano em residências e seis crimes de violação de domicílio.
O suspeito “aproveitava-se de casas que estavam vazias, por serem de proprietários estrangeiros ou de pessoas que nelas não residiam, mudava as fechaduras e alugava-as para férias”, disse à agência Lusa o comandante do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR, João Marçal.
De acordo com o comandante, o homem “publicitava as casas através de anúncios e chegava a efectuar visitas ao local, com os interessados em alugar e com os quais fazia depois contratos, como se as casas fossem suas”.
Em alguns casos, “houve proprietários que chegaram às casas e as encontraram ocupadas por pessoas que as tinham alugado”, acrescentou.
Os crimes aconteceram, pelo menos, desde o verão de 2023 até Março de 2024 nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, informou hoje a GNR em comunicado.
No âmbito da investigação, que culminou na terça-feira com a detenção do suspeito, os militares realizaram quatro buscas, duas domiciliárias e outras duas em veículo, nos concelhos de Porto de Mós e da Nazaré.
Destas, resultou a apreensão de dois veículos; nove telemóveis para consumação dos crimes de burla; um cartão multibanco; um computador portátil e diversas ferramentas utilizadas para a consumação dos crimes.
O detido, com antecedentes criminais pelos crimes de burla e falsificação de documentos, será presente hoje no Tribunal Judicial de Leiria.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo