Nacional | 09-04-2024 11:03

Sete lares encerrados em quatro meses por perigo para a vida de idosos

Sete lares encerrados em quatro meses por perigo para a vida de idosos

Foi também decidido o encerramento administrativo de outros 36 equipamentos, por motivos relacionados com “falta de condições de instalação.

O Instituto da Segurança Social (ISS) encerrou de forma urgente sete lares de idosos nos últimos quatro meses, por constatar que havia “perigo iminente para a vida dos utentes”, revelou o organismo.

Segundo dados enviados à agência Lusa, os sete encerramentos aconteceram nos meses de Dezembro de 2023, Janeiro, Fevereiro e Março de 2024, sendo que este último mês foi o que registou o número mais elevado.

“No período indicado, decorreram sete encerramentos urgentes: dois em Dezembro, um em Janeiro e quatro em Março”, disse o ISS.

De acordo com o Instituto da Segurança Social, um encerramento urgente acontece “sempre que se verifique um perigo iminente para a vida dos utentes”.

Além destas sete estruturas residenciais para idosos (ERPI), mais vulgarmente conhecidas como lares, o ISS determinou o encerramento administrativo de outros 36 equipamentos, por motivos relacionados com “falta de condições de instalação, funcionamento, segurança, salubridade, higiene e conforto, que punham em causa os direitos dos utentes e o seu bem-estar”.

No total, foram encerrados 43 lares de idosos, a maioria (21) em Dezembro do ano passado, registando-se, posteriormente, quatro fechos em Janeiro de 2024, nove em Fevereiro e igual número em Março.

Estes encerramentos surgem na sequência de 246 acções de fiscalização, mais de metade das quais (128) feitas no mês de Dezembro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo