Nacional | 19-11-2024 14:49
Não se sabe quantos portugueses sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica
Sociedade Portuguesa de Pneumologia chama a atenção sobre o problema no Dia Mundial que se assinala a 20 de Novembro.
Assinala-se a 20 de Novembro, o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, sem que se saiba ao certo o verdadeiros número de pessoas com aquela doença em Portugal.
A informação é dada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, segundo a qual cerca de 67% dos portugueses não sabem o que é a DPOC, não conseguindo identificar sintomas e sinais da doença. No entanto, aquela entidade acredita que 70% dos doentes não estão diagnosticados, não fazendo qualquer tipo de tratamento para atrasar a progressão das lesões pulmonares.
Tosse, cansaço e falta de ar são os principais sintomas da DPOC que devem levar os doentes a procurar ajuda. O subdiagnóstico é a grande preocupação da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, assim como das classes de profissionais de saúde que se dedicam à abordagem das doenças respiratórias. A DPOC está, actualmente, entre as principais seis causas de morte em todo o mundo.
Um estudo epidemiológico conduzido pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia irá para o terreno ainda durante o mês de Novembro e, por vários meses e fará o rastreio de cerca de 9.000 participantes escolhidos aleatoriamente, em várias regiões de norte a sul do país, com passagem também pelas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Mais Notícias
A carregar...