Nacional | 28-12-2025 18:00

Passes Navegante vão manter preço inalterado em Vila Franca de Xira

comboio carril carris

Modalidade de transporte abrange todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa, onde está inserido o concelho de Vila Franca de Xira. Preços dos transportes rodoviários não vão aumentar.

O preço do passe Navegante, que serve todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), incluindo o de Vila Franca de Xira, vai manter-se inalterado em 2026 pelo sétimo ano consecutivo, anunciou o Conselho Metropolitano em comunicado. A manutenção do preço é justificada com a promoção de uma mobilidade mais sustentável e acessível e, ao mesmo tempo, promover o reforço do uso do transporte público na AML.
A decisão foi tomada na última quarta-feira por unanimidade na reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa, realizada na sede da AML. Na mesma reunião ficou também definido que os preços dos títulos próprios da Carris Metropolitana se manterão em 2026, com excepção dos títulos ocasionais adquiridos a bordo, que irão reflectir a Taxa de Actualização Tarifária de 2,28%, definida pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). O congelamento tarifário, recorde-se, tem sido acompanhado por um aumento significativo do investimento público no sector, refletindo-se num crescimento expressivo da procura. Em 2019, segundo a AML, registavam-se 6 milhões de passes carregados, número que ultrapassou os 11 milhões em 2024, representando um crescimento de 75%. Em 2025 a tendência manteve-se ascendente, com cerca de 12 milhões de passes emitidos, evidenciando a recuperação e reforço do papel do transporte público nas escolhas de mobilidade da população da região metropolitana.
Ainda durante a reunião, o Conselho Metropolitano aprovou, com 18 votos favoráveis correspondentes a 99,9% dos eleitores da região, a lista ordenada de candidatos e candidatas à Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa. A lista é encabeçada por Emanuel Costa, proposto para primeiro-secretário, e integra ainda Filipa Guimarães, Ricardo Teixeira, Cristina Escórcio e Vasco Teles Touguinha como secretários metropolitanos. A votação desta lista terá lugar em simultâneo nas assembleias municipais dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa no próximo dia 19 de Janeiro de 2026. O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da AML e é composto pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana, incluindo Vila Franca de Xira. Já a Comissão Executiva Metropolitana, órgão executivo da AML, é constituída por um primeiro-secretário e quatro secretários metropolitanos, reunindo ordinariamente de forma quinzenal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias