Nacional | 03-09-2026 10:50

Preço pago aos produtores de leite cai para mínimo do ano

Preço pago aos produtores de leite cai para mínimo do ano

Os produtores de leite voltaram a enfrentar uma redução da remuneração ao longo de 2026 e estimam perder 60 milhões de euros no acumulado do ano, enquanto aguardam uma resposta do Governo às dificuldades provocadas pela queda dos preços e pelo aumento dos custos de produção.

O preço médio do leite comprado a produtores individuais caiu para 0,447 euros por quilograma (kg) em Junho, o valor mais baixo, pelo menos, desde o início deste ano, segundo dados do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).
O valor mais elevado registado em 2026 foi de 0,465 euros por kg, em Janeiro.
Entre Janeiro e Março, o preço apresentou uma trajectória descendente, passando de 0,462 para 0,456 euros por kg. Depois, a partir de Abril, voltou a recuar, fixando-se em 0,450 euros em Maio e em 0,447 euros em Junho.
Também o preço do leite biológico à produção diminuiu, passando de 0,552 euros por kg em Janeiro para 0,509 euros em Junho.
Já o leite em pó, à saída da fábrica, custava 204,05 euros por 100 kg em 05 de Janeiro e 222,21 euros em 23 de Março, data dos últimos dados disponíveis.
A manteiga registou uma evolução positiva, passando de 409,57 euros por 100 kg em 06 de Abril para 448,99 euros em 27 do mesmo mês.
Por sua vez, o preço do queijo flamengo à saída da fábrica subiu de 666,57 euros por 100 kg em Janeiro para 672,43 euros em Fevereiro.
No início de Agosto, os produtores de leite contestaram uma nova descida do preço pago à produção e exigiram a sua reposição em Setembro, alertando para o abandono da actividade num contexto de aumento dos custos de produção.
Segundo a Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep), as cooperativas associadas na Lactogal comunicaram, no final de Julho, uma nova redução de 1,5 cêntimos por litro no preço pago ao produtor a partir de 01 de Agosto, em todo o território continental.
Na ilha de São Miguel, nos Açores, “a Prolacto e a Insulac já responderam com descidas de dois e 1,5 cêntimos por litro, justificando a descida com a situação dos mercados a nível nacional e internacional”, referiu a associação.
Contactada agora pela Lusa, a direcção da Aprolep adiantou que nem as cooperativas nem as indústrias privadas responderam favoravelmente ao apelo lançado pelos produtores.
“Os compradores que não tinham acompanhado a descida da Lactogal em Agosto desceram agora em Setembro, todos em linha”, lamentou.
De acordo com a Aprolep, as descidas acumuladas do preço do leite ao longo de 2026 representarão menos 60 milhões de euros para os produtores.
“Aguardamos resposta do Governo sobre a descida do preço, o aumento dos custos de produção, as promoções agressivas com leite dos Açores e as importações de leite francês pelo Intermarché. As ajudas anunciadas pelo Governo para todos os agricultores, relacionadas com fertilizantes e gasóleo, são claramente insuficientes e inferiores às que foram concedidas aos nossos colegas agricultores espanhóis”, sublinhou a direcção da associação.
A Lusa contactou, na terça-feira, a Lactogal e o Ministério da Agricultura, mas ainda não obteve resposta.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias