Nacional | 30-05-2022 14:59

Coração de D. Pedro para assinalar bicentenário da independência do Brasil

Feito pedido oficial para a transladação do órgão que está na Igreja da Lapa no Porto.

O embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, disse hoje que o Governo do seu país já enviou um pedido oficial a Portugal para a trasladação do coração de D. Pedro.

Questionado pela Lusa sobre se o pedido oficial para a trasladação do coração do monarca já tinha sido feito pelo governo brasileiro ao Executivo português, George Prata respondeu: “Sim, já”.

Até agora, só existiam contactos preliminares com as autoridades locais guardiãs do coração, a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e a Câmara Municipal do Porto, como explicou o diplomata no início de Maio em declarações à Lusa.

“Temos ainda uma expectativa de que o coração possa vir. Seria bom para a comemoração conjunta do Brasil e Portugal do bicentenário”, porque D. Pedro foi “uma personalidade importante para os dois lados”, frisou o embaixador.

Agora, o Brasil aguarda pelos resultados da avaliação técnica ao coração, que está a ser feita pela Faculdade de Medicina do Porto, acrescentou.

O rei D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV para Portugal foi o monarca que conduziu o Brasil, antiga colónia portuguesa, à independência e cujo corpo se encontra na cidade brasileira de São Paulo.

O coração foi doado pelo rei à cidade do Porto em sinal de gratidão pela resistência na luta das forças liberais contra as tropas absolutistas de D. Miguel, seu irmão. O “Rei Soldado”, como também é designado, morreu em Queluz em Setembro de 1834 e chegou ao Porto em Fevereiro de 1835, encontrando-se à guarda da Irmandade [de Nossa Senhora da Lapa.

Se a trasladação for possível, George Prata referiu que a ideia é que, “em primeiro, o coração vá para Brasília”, capital do país.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo