Nacional | 19-08-2022 16:15

Situação de alerta entre domingo e terça-feira por causa dos incêndios 

Situação de alerta entre domingo e terça-feira por causa dos incêndios 

Temperaturas acima dos 40 graus, ventos entre 40 e 60 quilómetros por hora e situação de seca severa e extrema em grande parte do território nacional

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou hoje que o território continental vai estar em situação de alerta entre os dias 21 e 23 de Agosto devido ao risco de incêndios. 

“Tomámos a decisão de determinar a situação de alerta para os dias 21, 22 e 23 – domingo, segunda e terça-feira, com reavaliação na segunda-feira ao fim do dia, tendo em vista reavaliar a necessidade de manter ou alterar a situação de alerta. Toda esta circunstância se aplica ao território continental”, afirmou o governante, após uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide (Oeiras). 

Em conferência de imprensa, José Luís Carneiro explicou também que a determinação da situação de alerta durante este período pressupõe “especiais limitações quanto ao uso do fogo, ao uso de máquinas e ao uso de trabalhos agrícolas, bem como no que diz respeito ao acesso aos espaços florestais”, sublinhando que a utilização do fogo é apontada como causa em 54% das ocorrências, aos quais se juntam outros 10% de causas diversas. 

Segundo referiu, o novo pico de calor que se vai fazer sentir nos próximos dias, a partir de domingo poderá alcançar temperaturas superiores a 40 graus, os ventos poderão variar entre os 40 e os 60 quilómetros por hora e mantém-se a situação de seca severa e extrema em grande parte do território nacional 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo