O MIRANTE dos Leitores | 19-05-2019 12:30

Façam o favor de não exterminar a lagartixa da Festa do Tamazim 

Façam o favor de não exterminar a lagartixa da Festa do Tamazim 
O MIRANTE DOS LEITORES

Há uns anos, não sei precisar quantos, vivi um momento inesquecível ao acompanhar uma interessante procissão.

Há uns anos, não sei precisar quantos, vivi um momento inesquecível ao acompanhar uma interessante procissão, pelo campo fora, entre uma casa no Casal da Cascalheira, (Semideiro, Chamusca) e uma capela isolada num local que me disseram chamar-se Tamazim. A procissão, com a imagem da Santa da Luz, fez-se entre flores silvestres, cantos dos pássaros, rezas dos fiéis e lagartixas que se esgueiravam à sua aproximação das pessoas. Só vivi aquele momento porque tinha encontrado um prospecto a publicitar uma “Festa da Lagartixa” e aquilo despertou-me curiosidade.

Este ano lembrei-me de voltar a assistir a essa procissão da Festa da Lagartixa e só encontrei um cartaz da Festa do Tamazim, que se realiza no fim-de-semana de 18 e 19 de Maio mas sem qualquer menção à lagartixa. A procissão está marcada para as 10h30 de sábado e também não tem qualquer referência ao simpático e minúsculo réptil. Festas de Tamazins há muitas pelo país fora, pensei eu. Festas da Lagartixa, não.

Posso ser injusta mas, entre uma Festa da Lagartixa e uma Festa do Tamazin, eu escolheria sempre a da Lagartixa. Enfim, cada pessoa tem os seus gostos. Sou lisboeta e sempre vivi na cidade. É natural esta minha preferência por tradições do campo.

Tenho amigos em Abrantes e conheço alguma coisa dessa zona. Esta não é a primeira vez que assisto a uma mudança de nome de um evento daí. A Feira dos Chocalhos, no Chouto, a certa altura mudou para Feira de S. Pedro. Felizmente agora é Feira de S. Pedro e dos Chocalhos, segundo creio. Pode ser que daqui a algum tempo a Festa do Tamazim, passe a “Festa do Tamazim e da Lagartixa”... ou a “Festa da Lagartixa do Tamazim”. Espero que sim.
Maria Deolinda Ferrugem

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo