O MIRANTE dos Leitores | 25-09-2019 15:00

Campainhas e buzinas de bicicletas estão em risco de extinção?

Campainhas e buzinas de bicicletas estão em risco de extinção?
O MIRANTE DOS LEITORES

Quando caminho em algumas zonas preparadas para peões e ciclistas, vou sempre com medo de ser atropelado por uma bicicleta.

Quando caminho em algumas zonas preparadas para peões e ciclistas, vou sempre com medo de ser atropelado por uma bicicleta. Tal acontece, principalmente, nas zonas onde não há separação para ciclistas e peões, o que acontece na maior parte dos casos. De vez em quando assusto-me quando alguma bicicleta surge silenciosamente nas minhas costas e me ultrapassa a grande velocidade e fico a pensar no que teria acontecido se eu, inadvertidamente, me tivesse deslocado uns centímetros para o lado pensando que estava seguro.

Quando era mais novo não havia bicicleta que não tivesse campainha ou buzina e quando andávamos de bicicleta usávamos esses sinalizadores para avisar peões ou outros ciclistas. Agora, mesmo quando as bicicletas têm campainha, é raro ver alguém utilizá-la em caso de perigo iminente. As campainhas são como os piscas dos carros. Podem estar lá mas nem todos os usam.

Falo das campainhas mas poderia falar das bicicletas que vejo circular sem luz nem reflectores. Na minha opinião deveria ser dada mais atenção a estas questões até porque, pelo que consegui perceber, as campainhas e buzinas não são obrigatórias e apenas há multas para quem, caso as use, faça muito barulho com elas. Na prática dá-se mais atenção à poluição sonora provocada por um trim-trim, do que à segurança de ciclistas e peões.

Hélder J. Gomes

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo