A Palavra dos Leitores | 30-01-2022 21:00

Se não sabe ter animais por favor não os tenha

Se não sabe ter animais por favor não os tenha

Nos últimos dias tenho visto vários posts nas redes sociais sobre algumas situações extremamente desagradáveis de maus tratos a animais. Quero aproveitar este espaço para pedir um grande favor a quem ler estas palavras: Se não sabe cuidar de animais por favor não os adopte. Ter um animal é quase como ter um filho, nos…

Nos últimos dias tenho visto vários posts nas redes sociais sobre algumas situações extremamente desagradáveis de maus tratos a animais. Quero aproveitar este espaço para pedir um grande favor a quem ler estas palavras: Se não sabe cuidar de animais por favor não os adopte. Ter um animal é quase como ter um filho, nos cuidados que temos que ter com eles. A grande diferença é que adoptar um animal é sempre uma decisão que parte da pessoa e é uma responsabilidade. É uma questão que deve sempre ser ponderada, porque dá trabalho, muito trabalho, (sou dono de dois cães e dois gatos, sei do que estou a falar).
Os animais precisam de espaço para serem felizes, precisam de ser alimentados, tratados, lavados. Precisam de cuidados veterinários. Antes de adoptar um animal pense bem no que está a fazer. Pense que qualidade de vida pode dar a um animal, se tem condições para ter animais em casa e se na sua vida tem tempo para despender ao seu animal, que vai exigir bastante atenção, especialmente nos primeiros tempos, até se habituar às rotinas.
Recentemente adoptei um cachorro, que me acorda todos os dias entre as 7h30 e as 8h00, parece um despertador. Ainda há dias acordou-me só para ir para o quintal brincar. Antes de adoptar um animal pense bem se está disposto a fazer isto, porque é o que eles precisam: atenção, carinho, dedicação. Se for para ficarem presos numa varanda durante dias a fio não vale a pena. Há-de haver alguém que lhe consiga dar uma vida mais digna, com toda a certeza.

João Oliveira

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo