O MIRANTE dos Leitores | 17-01-2023 13:27

A propósito de uma visita à antiga URSS: comentário à cronica de Última Página de O MIRANTE

Caro JAE, que pena tenha perdido a oportunidade de visitar a cidade onde nasceu o rufia amaricado que virou polícia, e depois os políticos fizeram ditador.

Caro JAE, que pena tenha perdido a oportunidade de visitar a cidade onde nasceu o rufia amaricado que virou polícia, e depois os políticos fizeram ditador. Eu, como diriam alguns comentadores televisivos, “tenho um amigo” que me avisou com antecedência que vinha aí o vírus chinês que antecedeu esta guerra contra-civilizacional. Visitámos a ex-URSS muito antes da queda do muro, voltámos para ver as diferenças, fiz a vontade à minha mulher e parámos uns dias em São Petersburgo, a história da arte está-lhe nas veias, o Hermitage um “must”. Eu, nada dado a artes, aproveitei para satisfazer algumas curiosidades e visitar uma extensa e sensaborona coleção de “LADAS”. Nem no “consumer” a sua tecnologia evoluiu.

Quando oiço falar dos feitos da tecnologia bélica sei como é conseguida, nem há embargo às malas diplomáticas nem às viagens dos diplomatas. Chips, e até computadores em partes são apenas uma questão de preço e desonestidade, esta última abunda. ( : )

Quanto à viagem, demasiado longa para a idade, correu muito bem e trouxe uma esperada surpresa, exatamente aquela que desespera o ditador, é que aqueles 3 pequenos países que hoje estão na CE marcam a diferença, principalmente na juventude, eles não são mais os “básicos” que conheci outrora, além de excelentes comunicadores. E, apesar dos disparates típicos do “novo rico”, os fundos CE estão a ser usados como aposta na industrialização e turismo, mas a pensar no amanhã, eles não querem ter passado.

Rui Figueiredo Jacinto
Um escalabitano atípico
Lisboa, 16 janeiro de 23

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo