O MIRANTE | 01-01-2019 00:01

Inês Henriques é a escolha de O MIRANTE para Personalidade do Ano

Inês Henriques é a escolha de O MIRANTE para Personalidade do Ano

A atleta de Rio Maior foi distinguida há dois anos na Área do Desporto.

Inês Henriques foi a primeira campeã do Mundo dos 50 Km marcha atlética feminina com recorde homologado oficialmente e é a actual campeã da Europa da mesma distância, título conquistado em Agosto de 2018.

Só por isso merecia ser escolhida como Personalidade do Ano por O MIRANTE mas a escolha teve também em conta o seu humanismo, a sua simplicidade, a sua força interior, a sua resiliência, a sua entrega à defesa dos direitos das mulheres e o seu amor à família.

Alguém que depois de ser interrogada sobre a dureza de fazer os 50 Km marcha diz que duro, duro é aquilo que a sua mãe faz diariamente no negócio familiar de lenha e carvão, merece mais que as merecidas medalhas de ouro.

Houve outras mulheres que lutaram pela possibilidade de competirem numa prova que era só para homens mas Inês Henriques conseguiu com o seu recorde abrir outras portas de par em par, para as atletas femininas.

Inês Henriques nasceu em Santarém a 1 de Maio de 1980 mas sua verdadeira terra, aquela que dá sempre como referência, é Estanganhola em Rio Maior, onde a família vivia. Na escola começou a praticar atletismo na escola e teve sempre como treinador o treinador, Jorge Miguel, o treinador dos campeões de Rio Maior.

A primeira vez que fez cinquenta quilómetros a pé, foi a andar normalmente, numa peregrinação, desde a sua terra até Fátima. Com graça diz que demorou cinco horas, um tempo muito superior às 4 horas, cinco minutos e cinquenta e seis segundos do seu recorde mundial de Agosto de 2017

Licenciou-se em enfermagem mas o seu futuro profissional pode passar pela carreira de treinadora. Após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, ponderou retirar-se da competição para realizar o sonho de ser mãe mas quando o treinador lhe colocou o desafio dos 50Km marcha, adiou os seus planos pessoais. Está actualmente a recuperar de uma lesão mas quer fechar a carreira de atleta nos Jogos Olímpicos de 2020 que se realizam em Tóquio, no Japão.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo