O MIRANTE | 04-02-2019 07:00

Ana Paula Vitorino é a Personalidade do Ano na Política F. para os jornalistas de O MIRANTE

Ana Paula Vitorino é a Personalidade do Ano na Política F. para os jornalistas de O MIRANTE
PERSONALIDADES DO ANO

A Ministra do Mar do actual Governo, Ana Paula Vitorino, é combativa, resiliente, frontal e exigente, qualidades que concilia com um sentido de humor que por vezes é desconcertante.

A Ministra do Mar do actual Governo, Ana Paula Vitorino, é combativa, resiliente, frontal e exigente, qualidades que concilia com um sentido de humor que por vezes é desconcertante e com uma delicadeza no trato que surpreende quem se habituou a vê-la no centro de duras negociações sobre os mais complicados assuntos. A sua pontualidade mais que britânica, já a fez passar muito tempo dentro do carro oficial, um pouco por todo o país, à espera de quem devia estar à sua espera.

Começou por ser contra o sistema de quotas na política mas hoje é uma defensora daquela imposição e reconhece que sem ela o país demoraria ainda muitos anos até ter a percentagem de mulheres deputadas e governantes que já tem.

Natural de Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, de onde veio em criança, diz que não se sente de uma única terra. É do Alentejo porque os seus pais são da Vila do Cano em Sousel. É de Lisboa porque foi onde estudou e onde vive a maior parte da família e dos amigos e tem uma ligação especial ao Porto onde tem amigos e por cujo círculo eleitoral foi eleita deputada mas o seu porto de abrigo é a sua casa em Almoster, Santarém e confessa ter uma relação de pertença com a terra porque é lá que se sente sempre bem.

Enfrentou um cancro quando foi Secretária de Estado dos Transportes e um segundo, bem mais grave, no início do mandato como Ministra. A doença e os tratamentos podem tê-la abalado mas nunca deixou que isso transparecesse. Depois de informar o Primeiro-Ministro, continuou a trabalhar sem faltas nem falhas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo