O MIRANTE | 20-05-2020 16:02

Estamos em Ascensão

Estamos em Ascensão

Todas as quartas-feiras damos aos leitores um resumo da edição em papel que vai para as bancas e para os assinantes à quinta-feira. Boas leituras e não se esqueça que O MIRANTE aceita e promove a colaboração dos leitores para todos os assuntos que merecem notícia.

A edição desta semana de O MIRANTE é marcada por um especial sobre o dia de Ascensão que é feriado municipal em 14 concelhos da região ribatejana.

A manchete da edição Lezíria e Médio Tejo de O MIRANTE ressalta o problema que o Hospital de Santarém tem com a falta de médicos oncologistas. Num dos distritos com maior incidência de cancro da mama, da próstata e do recto, o serviço do Hospital conseguiu adaptar-se à pandemia e manteve a resposta, apesar da falta de médicos.

Carlos Ferreira, empresário e líder da Hortomelão, deve mais de 16 milhões de euros ao Estado. O “Rei do melão” quer salvar as empresas mas afirma que o Ministério da Agricultura lhe complicou a vida.

A cineasta Margarida Cardoso, natural de Tomar, tem muitos filmes reconhecidos pela crítica. Grande parte deles estão relacionados com a guerra colonial. A autora, que tem ligação a vários lugares do Ribatejo, diz que é uma apaixonada pela região.

Conversamos com Sofia Sousa, enfermeira, e Susana Pereira, uma das poucas doulas em funções no Ribatejo, que explicam o porquê do parto hospitalar ser mais benéfico do que o parto em casa.

Entrevistamos Rodolfo Nunes, sócio da Ribatel Connect, em Santarém, a propósito do dia Mundial das Telecomunicações. O empresário refere que a tecnologia dá-nos conforto e liberta-nos tempo para outras tarefas.

O 13 de Maio em Fátima realizou-se sem peregrinos e teve mais de três mil agentes na rua. Acompanhamos a visita ao Santuário do presidente da Protecção Civil do distrito de Santarém, Miguel Borges, que no final se mostrou sensibilizado pelo bom comportamento e civismo dos portugueses.

Bombeiros ainda acreditam que Francisco Cruz pode aparecer nas margens do Tejo. Desaparecido há cinco meses, o jovem da Golegã só pode ser considerado morto ao fim de dez anos.

João Furtado é um dos muitos cidadãos do concelho de Tomar que vive numa casa onde se chega por um caminho em terra batida e sem placa toponímica. O MIRANTE conta a história e ajuda, assim se espera, a um desfecho com final feliz.

Ladrões limpam estaleiro da Junta de Rio de Moinhos e levam tudo, desde combustível, máquinas e cadeiras de criança.

O Plano Director Municipal de Ourém está concluído 14 anos depois do início da sua revisão. Documento prevê aplicar nos próximos 10 anos um conjunto de medidas de gestão territorial que visam, entre outras coisas, evitar a dispersão da população no concelho.

A manchete da edição Vale do Tejo dá conta de uma investigação à Avipronto, Azambuja, por alegada omissão de casos de Covid-19. Empresa de produtos alimentares tem 129 infectados dos cerca de 300 trabalhadores e está a laborar com apenas 30 depois de alguns dias de portas fechadas.

Conversamos com Rute Lopes, juiz presidente da comarca de Lisboa Norte, que refere que os tribunais tinham processos encalhados há anos e deixa um recado a quem governa: “era possível fazer muito melhor se houvesse mais funcionários e instalações de qualidade”.

O Hospital Vila Franca de Xira é o mais elogiado do país. Relatório da Entidade Reguladora da Saúde mostra que a unidade de Vila Franca de Xira é das que recebeu mais elogios dos seus utentes em todo o país. Humanização no tratamento médico e qualidade assistencial são elogios deixados pelos utentes.

Oleoduto no antigo canal do Alviela é perigoso para a população de Vila Franca de Xira. Presidente do município declara guerra à instalação de oleoduto no concelho nos moldes previstos. A ideia é adaptar o antigo canal do Alviela e transformá-lo em conduta para abastecer de combustível o aeroporto de Lisboa.

Creches reabriram com pouca afluência e um conjunto de medidas que parecem complicadas de implementar nas crianças. O MIRANTE foi conhecer a nova realidade em três creches da região.

A estação de comboios de Azambuja tem vigilância reforçada. Autoridades dizem que vão estar atentas às saídas dos passageiros na estação do Espadanal para evitar aglomerações.

Benavente é um oásis numa região envelhecida e a perder população. PORDATA divulgou dados estatísticos sobre os oito municípios do distrito de Santarém que celebram seu feriado municipal na Quinta-feira de Ascensão. Benavente destaca-se pela positiva e Chamusca pela negativa.

Condutor que levava amigo na bagageira do carro, e que morreu, pode ser ilibado caso se comprove que foi João Mendes que quis ir na bagageira do carro.

As festas do Colete Encarnado vão ser online e tertúlias podem fazer a diferença. Apesar de terem sido canceladas vão ser realizados os habituais debates na Semana da Cultura Tauromáquica. Das tertúlias da cidade espera-se que também cumpram a sua missão.

Na rubrica Identidade Profissional, conversamos com Joana Vilela, proprietária do hotel para animais Trela Amarela, que adquiriu recentemente um terreno para ampliar as instalações.

Entrevistamos para a rubrica Três Dimensões, André Neves Dias, proprietário de uma empresa de materiais de construção de Almeirim, que aos 81 anos ainda se sente suficientemente jovem e com forças para trabalhar normalmente.

Abriu em Almeirim o centro de estética animal "Puppies & Cia".

Empresários sócios da Nersant esperam normalização da actividade em seis meses. O Inquérito foi feito a todos os associados e cerca de duas centenas responderam ao desafio.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo