O MIRANTE | 17-06-2020 18:16

Mais de 500 idosos e 300 profissionais em lares ilegais no Médio Tejo

Mais de 500 idosos e 300 profissionais em lares ilegais no Médio Tejo

Todas as quartas-feiras damos aos leitores um resumo da edição em papel que vai para as bancas e para os assinantes à quinta-feira. Boas leituras e não se esqueça que O MIRANTE aceita e promove a colaboração dos leitores para todos os assuntos que merecem notícia.

O problema dos lares ilegais no Médio Tejo continua a dar que falar, e o assunto faz manchete na edição desta semana de O MIRANTE. Em conversa com Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, soubemos que no Médio Tejo foram identificados 76 lares ilegais com mais de 500 idosos e 300 profissionais. A delegada de saúde receia que o pior da pandemia ainda não tenha passado e considera que o desconfinamento está a ser feito com demasiado à vontade.

A foto que ilustra a primeira página do nosso jornal pertence a Vanda Cordeiro, que gere o Convento de Santo António, na Chamusca, um turismo de luxo numa casa construída há cinco séculos. Em conversa com O MIRANTE falou da falta de visão dos políticos para a importância do rio Tejo, da falta de divulgação da marca Ribatejo e da crise mundial no sector que está refém de duas grandes multinacionais.

O vício do tabaco atinge um quarto da população. O MIRANTE conversou com as médicas Paula Rosa e Manuela Graça, de Vila Franca de Xira e Santarém, para perceber o papel dos profissionais de saúde na luta contra o tabagismo.

O MIRANTE visitou os arquivos municipais de Vila Franca de Xira e de Abrantes e o Arquivo Distrital de Santarém e deixa-lhe algumas curiosidades nesta edição. Embora considerado por muitos um lugar morto, um arquivo é um lugar de vida que guarda tudo o que de bom e de mau se fez num determinado território.

A nova rubrica “Oposição à força” aborda a o trabalho do vereador José Baptista do PSD na oposição ao executivo do Entroncamento

Nem os pais são professores nem a casa é uma escola. “Teledesafio em Tempos de Teletudo” foi o tema de uma conferência online, organizada em Coruche, em que os desafios do ensino à distância em tempos de pandemia estiveram em foco

Câmara de Abrantes nega favorecimento a empresa de ex-vice-presidente. Adjudicação do projecto de reabilitação do Cine-Teatro São Pedro foi feita à empresa Modo, de que Rui Serrano é sócio, por 64.950 euros. Manuel Valamatos nega favorecimento à empresa do qual é sócio-gerente Rui Serrano.

Detido suspeito de assalto e morte de uma idosa. A justiça acredita que o assalto à casa de duas irmãs em Chainça, Abrantes, foi feito por uma dupla, mas só conseguiu identificar um suspeito que andou desaparecido durante anos. Foi detido recentemente em Coruche, e está em prisão preventiva.

Abrantes perdeu 10% da população em oito anos. PORDATA divulgou dados estatísticos do concelho por ocasião do feriado municipal. Os concelhos de Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha, que festejaram o seu feriado municipal a 13 de Junho, também foram analisados.

Aldeia da Pereira perde fundos comunitários para saneamento básico. Problemas com registo de terrenos levaram à caducidade do apoio, impedindo a Câmara de Constância de avançar com a obra.

Festas nas aldeias de Tomar vão realizar-se com algumas restrições. Município decidiu manter a programação de festas para este Verão embora com várias restrições. Medida pretende dinamizar economia do concelho.

Na edição Vale do Tejo, a manchete dá conta da oposição ao executivo de Vila Franca de Xira, presidido por Alberto Mesquita, afirmar que se estão a construir equipamentos no FC Alverca que vão beneficiar sobretudo a escola de futebol do Benfica que está estabelecida em Alverca. Mesquita não desmente mas assume que é preciso olhar cauteloso sobre a situação.

Covid-19 ataca nos Bombeiros de Samora Correia. Cinco elementos estão em isolamento no quartel, entre eles o comandante Miguel Cardia. Os restantes 40 que tiveram contacto directo com um primeiro caso estão em casa. Operacionalidade da corporação garantida pelo restante pessoal.

Caso de Covid gera alarme em escola de Vila Franca de Xira. Escola Básica Vasco Moniz foi encerrada depois de uma criança ter testado positivo. Restantes crianças e funcionários testaram negativo.

Em Vialonga a Covid-19 entrou na plataforma logística da empresa Dia Portugal Supermercados, que tem a marca Minipreço, mas não se sabe ao certo a extensão do contágio. O MIRANTE esteve no local e ouviu falar em duas dezenas de infectados.

Continuam a disparar pedidos de ajuda alimentar em Vila Franca de Xira. 135 novas famílias começaram a ser apoiadas com cabazes alimentares juntando-se a um total de 1.690 outros agregados familiares que já recebiam apoio antes do Estado de Emergência.

Obras em talude de Vila Franca continuam em pára-arranca um ano depois. Prazo das obras já se esgotou há muito tempo, assim como a paciência de autarcas e moradores. Brisa fala em imprevistos e município convocou reunião nos paços do concelho para discutir o problema

Está tudo controlado na Misericórdia de Alhandra. Na rúbrica “Três Dimensões”, conversamos com José Joaquim Alves, o novo provedor da Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra. Depois de um susto inicial com quatro utentes infectados o novo provedor confessa-se uma pessoa optimista.

Câmara de Vila Franca de Xira promete sintético no campo do Bragadense. O Bragadense é um dos dois clubes do concelho de Vila Franca de Xira onde ainda se pratica futebol num campo pelado. Isso já custou o fim do futebol de formação e o futebol sénior pode seguir o mesmo caminho se não vier o relvado sintético.

No suplemento de Economia e para a rubrica “Identidade Profissional” conversamos com Vera Cruz. Trabalha na Mercar desde 2006 e afirma que o sucesso das empresas assenta na visão e na motivação.

A Lusiprojecto e Certicasa têm como missão resolver os problemas dos clientes.

O restaurante “Chafarica da Torre”, em Santarém, vai passar a ser gerido por Graça Cordeiro, uma empresária de sucesso com 25 anos de experiência.

A Gestiverde é fundamental no apoio a candidaturas a fundos comunitários no meio rural.

Nersant ajuda a divulgar instrumentos financeiros disponíveis para empresas. A associação empresarial promoveu também uma reflexão sobre novos paradigmas nas empresas.

Gastronomia de Santarém já está na Zomato.

Três empresas de cultivo de canábis com pré-licença do Infarmed para se instalarem em Mação. Vasco Estrela, presidente do município, diz que o investimento vai gerar muitos postos de trabalho e dinamizar a economia da região.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo