O MIRANTE | 25-06-2020 10:24

Só acabamos com os incêndios se reduzirmos a área florestal

Só acabamos com os incêndios se reduzirmos a área florestal

Todas as quartas-feiras damos aos leitores um resumo da edição em papel que vai para as bancas e para os assinantes à quinta-feira. Boas leituras e não se esqueça que O MIRANTE aceita e promove a colaboração dos leitores para todos os assuntos que merecem notícia.

Entrámos na época do combate aos incêndios e o assunto faz manchete na edição Lezíria e Médio Tejo de O MIRANTE. O problema dos grandes incêndios, como os que aconteceram no concelho de Mação em 2017 e 2019, só se resolve quando for possível alterar a paisagem. Um território repleto de árvores, como o eucalipto e pinheiro, representa um risco acrescido, afirma António Louro, responsável da Protecção Civil de Mação.

Rui Martinho, presidente da Junta da Chamusca, acusa de boicote o presidente da câmara, Paulo Queimado. Em causa está ocultação de documentos e a não atribuição de verbas protocoladas. Martinho também acusa Joaquim Garrido, presidente da assembleia municipal, de ser cúmplice de todas as decisões do executivo.

Revisão do PDM de Ourém foi refém do negócio das pedreiras. Cília Seixo ficou surpreendida com o convite para ser cabeça de lista pelo PS à Câmara de Ourém nas autárquicas de 2017, quando Paulo Fonseca foi impedido pelo tribunal de se recandidatar, mas aceitou o desafio com um sorriso. Uma feminista que foi vice-presidente da Amnistia Internacional e assume a O MIRANTE que se tivesse vencido as eleições seria o segundo milagre de Fátima.

Os assaltos na aldeia do Arripiado, Chamusca, continuam a um ritmo quase diário. O MIRANTE esteve mais uma vez no local para dar conta de novos episódios de um drama que parece não ter fim à vista.

Obras no Museu Ibérico com acção em tribunal. Empresa que está a fazer a adaptação do Convento de São Domingos, em Abrantes, não pôde trabalhar numa frente de obra durante meio ano devido a intervenções arqueológicas. À falta de acordo com a autarquia a empresa meteu uma acção em tribunal porque quer ser indemnizada.

EN 114 em Santarém reabriu em pleno quase seis anos depois. Foi fechada ao trânsito em Agosto de 2014 devido a um deslizamento de terras.

GNR é que vai decidir multas para suiniculturas de Pontével. Câmara do Cartaxo diz que está à espera do relatório da GNR para decidir se vai autuar as suiniculturas acusadas de poluírem o rio da Fonte.

Pais de criança com cancro lutam por um milagre. Xavier Almeida tem 19 meses e sofre de astrocitoma desmoplasico infantil, um cancro muito raro no cérebro proveniente de uma mutação genética. Neste momento, o menino de Santarém está internado, em coma induzido, no IPO de Lisboa.

Correio no Sardoal chega com semanas de atraso. Autarcas criticam mau serviço prestado pelos Correios no concelho.

Ciganos trabalham para não dependerem do Estado. Em Almeirim há cinco ciganos a trabalhar para a câmara, que há cinco anos, quando começou a demolir um acampamento, deu uma oportunidade aos que quiseram sair da preguiça.

Na edição Vale do Tejo a manchete dá conta das agressões brutais a murro e pontapé que Paulo Rebocho, dono de um café em Benavente, foi sujeito em plena luz do dia. Os agressores, de etnia cigana e todos residentes no concelho, estão sinalizados pelas autoridades.

Covid-19 ataca em várias frentes na região. O desconfinamento e a proliferação de testes trouxeram à luz mais uma série de focos de Covid-19 na região, que afectaram realidades tão díspares como o coro do Santuário de Fátima, os Bombeiros de Samora Correia, uma fábrica de Castanheira do Ribatejo, um bairro social em Azambuja ou a pacata aldeia da Moçarria.

Moradores da Quinta da Mina recusam novos testes à Covid-19. Autoridade de saúde voltou ao bairro social de Azambuja, mas não conseguiu fazer testes a metade dos membros das famílias onde surgiu o surto.

A foto que ilustra a primeira página da edição Vale do Tejo pertence a Gonçalo Ferreira, líder da Juventude Socialista de Azambuja. Aos 23 anos, não falha uma assembleia municipal porque diz que a política não se aprende em cafés ou nas redes sociais. Em entrevista a O MIRANTE lamenta que ainda haja quem pense que as juventudes partidárias não têm voz própria.

Formação musical é caso de sucesso na região. O Dia Europeu da Música, criado em França no ano de 1982, para levar músicos e música para as ruas, é celebrado a 21 de Junho, altura do solstício de Verão.

Empresários vendem música como quem vende sabonetes. Nuno Ferreira é uma figura maior da música da cidade de Alverca, terra de onde é natural. Em conversa com O MIRANTE falou da sua terra e da falta de respeito pelos músicos.

Benavente e Vila Franca de Xira lideram no desemprego. Santarém, Cartaxo e Azambuja também viram crescer o número de pessoas que, por causa da pandemia, perderam o emprego.

Abate de árvores divide população em Alhandra. Árvores na Avenida Afonso de Albuquerque são um problema que mais tarde ou mais cedo terá de ser resolvido.

Estrada esgota paciência de moradores de Alhandra. Estrada Nacional 248-3 tem sido um problema ao longo dos anos e agora ganhou mais um: um abatimento que obriga a cortar uma das faixas.

Movimento popular suspende obras na Póvoa de Santa Iria. Em causa está a construção de 30 lugares de estacionamento num espaço verde da Rua João Lopes Raimundo. Junta acabou por pedir à câmara o cancelamento da obra depois de um protesto público no local.

No suplemento de Economia destacamos a iniciativa da Nersant em organizar feiras digitais para promover empresas e serviços.

Para a rubrica Identidade Profissional entrevistamos José Ramalho, professor e presidente do conselho geral do Agrupamento de Escolas de Benavente. Na rubrica Três Dimensões conversamos com Sérgio Paulo, que deixou a direcção técnica de um ginásio em Santarém para aventurar-se por conta própria nos treinos outdoor.

No Especial Ensino contamos com a opinião de Filipa Martinho, Delegada da Administração do ISLA de Santarém, Mário Santos, Director do Agrupamento de Escolas de Benavente, e Diogo Baptista, Director Clínico da Denticare.

O consultório de A.J. Pinto Correia e teresa Pinto Correia com nova localização.

HJDP, de Constância, com centenas de encomendas de máquinas de desinfecção.

Profi-Fotograf Carlos Ferreira tem novo espaço no centro de Torres Novas.

Alcanena isenta taxas de esplanadas.

Turismo quer dar nova vida às aldeias avieiras da Lezíria.

Santarém abateu mais de 54 milhões de dívida.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo