O MIRANTE | 20-11-2020 18:00

“A agricultura biológica é importante mas pior que não ter comida saudável é não ter comida suficiente”

“A agricultura biológica é importante mas pior que não ter comida saudável é não ter comida suficiente”
ESPECIAL ANIVERSÁRIO
Margarida Silva - Consultora Imobiliária da Remax Vantagem - Torres Novas

Margarida Silva - Consultora Imobiliária da Remax Vantagem - Torres Novas.

Cheguei a ser gozada por andar com um papel ou pedaço de lixo na mão até encontrar um caixote de lixo. Antes de se falar em ecologia eu já associava a cor verde a “corpo são, mente sã”. Ao desporto e ao contacto com a natureza. Adorava os dias de pic-nic em família, ao ar livre. E antes de virmos embora tinha que ficar tudo como tínhamos encontrado, sem lixo espalhado, sem nunca atirar lixo para o chão. O verde para mim não andava muito longe do que representa nos dias de hoje.

Tenho dificuldade em acreditar que, num futuro próximo, vamos conseguir privilegiar o ambiente em relação à economia. A maioria das pessoas tem consciência de que necessitamos mudar os nossos hábitos mas, na prática, quando temos que pagar mais por isso refreamos um pouco essa vontade.

Usamos pesticidas e fertilizantes para aumentar a viabilidade das nossas colheitas e a produção, mudar isso não é fácil. A redução dos pesticidas é importante e uma alimentação biológica é muito mais saudável, mas não se faz de um dia para o outro. Em Portugal há muita gente que vive a contar os tostões para chegar ao final do mês. Uma quebra da produção agrícola e um aumento dos custos de exploração fazem-me questionar se isso será, para já, viável.

Quando ando de carro circulo sempre a baixa velocidade para não poluir tanto mas ainda faço muitos quilómetros a mais. Nesse aspecto tenho que melhorar. É uma questão de organização que me está a ser difícil implementar.

Moro em Torres Novas e durante muitos anos tivemos um grave problema ambiental na ribeira da Boa Água. Felizmente tivemos quem arregaçasse as mangas e lutasse. Ainda há muito por fazer, mas penso que a resolução passa sempre por aí. Com gente que faz sua a causa de todos e não descansa até que o problema esteja resolvido. Normalmente criticamos o que está mal mas não fazemos nada para mudar a situação.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1483
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1483
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo