O MIRANTE | 20-11-2020 07:00

As empresas poluentes têm os dias contados

As empresas poluentes têm os dias contados
ESPECIAL ANIVERSÁRIO
Pedro Ferreira - Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas

Pedro Ferreira: "As populações estão cada vez mais esclarecidas e são defensoras do meio ambiente."

De um modo geral, a economia é privilegiada em relação ao ambiente, seja por governantes ou por empresários. Há alguma possibilidade de alterar esta situação?

Claro que há e que terá que haver. A inteligência humana, se assumir a directriz ambiental, saberá corrigir erros acumulados ao longo dos tempos e que continuam a deixar marcas penosas para a Humanidade. Vê-se, felizmente, em crescendo milhões de pessoas que fazem questão de privilegiar as compras de produtos naturais, produzidos sem químicos e fabricados e embalados com produtos biodegradáveis. Vai demorar tempo? Claro que sim, mas as indústrias poluentes têm os seus dias contados.

Os cidadãos do seu concelho têm aderido a iniciativas de defesa do ambiente?

Felizmente as populações estão cada vez mais esclarecidas e são defensoras do meio ambiente. Dão atenção ao que se passa junto às suas casas, nas zonas que percorrem em passeios pedonais e nos jardins públicos e fazem a separação do lixo para reciclar. Claro que há ainda alguns munícipes a prevaricar nesta área mas, nas escolas, as nossas crianças e jovens são estimulados a contribuir para melhorar o futuro do planeta. O caminho terá que ser esse.

Os países da União Europeia querem reduzir o uso de pesticidas para metade nos próximos 10 anos e ter 25% das terras agrícolas sob produção biológica. O que diria aos decisores políticos se lhe perguntassem a sua opinião?

Que não digam que querem fazer isso só por dizer. Que concretizem, gradual, mas eficazmente, essas medidas e que as populações as sintam.

Já consegue associar a cor verde à defesa do ambiente ou quando pensa em verde pensa noutras coisas?

Associo sempre o verde ao ambiente e não ao futebol, por exemplo, até porque sou benfiquista.

O que não lhe perguntámos que gostaria de responder?

Se a Câmara de Torres Novas tem algum projecto verde em curso ou a iniciar que contribua para melhorar o ambiente? E a resposta é sim. O Almonda Parque, no centro da cidade, e uma zona de lazer, na margem do Rio Almonda, entre a Ribeira Branca e a Ribeira Ruiva. Irão ser uma realidade a curto prazo.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1483
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1483
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo