“É desejável uma solução o mais amiga do ambiente possível na área dos resíduos hospitalares”

Ana Infante - Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém.
Quais são os principais problemas ambientais na sua área de residência e de trabalho?
No que respeita ao Hospital, uma das questões mais relevantes prende-se com os resíduos hospitalares. Seria desejável implementar uma solução o mais amiga do ambiente possível. No entanto, essa é uma questão de política nacional.
O que tem sido implementado no Hospital Distrital de Santarém (HDS) a pensar na defesa do ambiente?
Desde o final de 2018 que o HDS aposta na desmaterialização de processos (circuitos, softwares) e redução de papel, no âmbito da Iniciativa “SNS Sem Papel”, projecto que tem vindo a ter uma adesão cada vez maior por parte dos colaboradores. O HDS também promove a reciclagem desde há vários anos, tendo distribuído papelões pelos vários serviços do Hospital. Preocupa-se, ainda, em preservar o mais possível os espaços verdes nomeadamente os jardins.
De um modo geral, a economia é privilegiada em relação ao ambiente. Há alguma possibilidade de alterar esta situação?
É necessário continuar a sensibilizar para o ambiente de modo a que as gerações mais jovens cresçam com essa preocupação, para que no futuro se possa dar uma maior atenção ao ambiente.
Os países da União Europeia querem reduzir o uso de pesticidas para metade nos próximos 10 anos e ter 25% das terras agrícolas sob produção biológica. O que diria aos decisores políticos se lhe perguntassem a sua opinião?
Diria que são medidas importantes para a defesa do ambiente que devem contar com o apoio dos decisores políticos.
Fechar a torneira enquanto lava os dentes ou se ensaboa no banho; separar o lixo para reciclagem; circular de carro a baixa velocidade para poluir menos e comprar electrodomésticos que consumam menos energia, mesmo que sejam mais caros, são alguns conselhos para ajudarmos a preservar o planeta. Destes, qual é aquele que não consegue seguir e porquê?
Cumpro todos.
Pensa em ambiente quando se fala de verde?
Sim, geralmente associo o verde ao ambiente. Essa cor também me remete para a esperança e para o logotipo do Hospital Distrital de Santarém, que simboliza a linha da vida.
O que não lhe perguntámos que gostaria de responder?
São necessárias cada vez mais campanhas de sensibilização para esta problemática dirigidas em particular à geração mais idosa.