O MIRANTE | 20-11-2020 10:00

“É desejável uma solução o mais amiga do ambiente possível na área dos resíduos hospitalares”

“É desejável uma solução o mais amiga do ambiente possível na área dos resíduos hospitalares”
ESPECIAL ANIVERSÁRIO
Ana Infante - Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém

Ana Infante - Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém.

Quais são os principais problemas ambientais na sua área de residência e de trabalho?

No que respeita ao Hospital, uma das questões mais relevantes prende-se com os resíduos hospitalares. Seria desejável implementar uma solução o mais amiga do ambiente possível. No entanto, essa é uma questão de política nacional.

O que tem sido implementado no Hospital Distrital de Santarém (HDS) a pensar na defesa do ambiente?

Desde o final de 2018 que o HDS aposta na desmaterialização de processos (circuitos, softwares) e redução de papel, no âmbito da Iniciativa “SNS Sem Papel”, projecto que tem vindo a ter uma adesão cada vez maior por parte dos colaboradores. O HDS também promove a reciclagem desde há vários anos, tendo distribuído papelões pelos vários serviços do Hospital. Preocupa-se, ainda, em preservar o mais possível os espaços verdes nomeadamente os jardins.

De um modo geral, a economia é privilegiada em relação ao ambiente. Há alguma possibilidade de alterar esta situação?

É necessário continuar a sensibilizar para o ambiente de modo a que as gerações mais jovens cresçam com essa preocupação, para que no futuro se possa dar uma maior atenção ao ambiente.

Os países da União Europeia querem reduzir o uso de pesticidas para metade nos próximos 10 anos e ter 25% das terras agrícolas sob produção biológica. O que diria aos decisores políticos se lhe perguntassem a sua opinião?

Diria que são medidas importantes para a defesa do ambiente que devem contar com o apoio dos decisores políticos.

Fechar a torneira enquanto lava os dentes ou se ensaboa no banho; separar o lixo para reciclagem; circular de carro a baixa velocidade para poluir menos e comprar electrodomésticos que consumam menos energia, mesmo que sejam mais caros, são alguns conselhos para ajudarmos a preservar o planeta. Destes, qual é aquele que não consegue seguir e porquê?

Cumpro todos.

Pensa em ambiente quando se fala de verde?

Sim, geralmente associo o verde ao ambiente. Essa cor também me remete para a esperança e para o logotipo do Hospital Distrital de Santarém, que simboliza a linha da vida.

O que não lhe perguntámos que gostaria de responder?

São necessárias cada vez mais campanhas de sensibilização para esta problemática dirigidas em particular à geração mais idosa.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1483
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1483
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo