O MIRANTE | 20-11-2020 07:00

“Não acredito que os países da União Europeia consigam reduzir os pesticidas para metade”

“Não acredito que os países da União Europeia consigam reduzir os pesticidas para metade”
ESPECIAL ANIVERSÁRIO
Diamantino Duarte - Director Geral da RSTJ - Gestão e Tratamento de Resíduos - Carregueira, Chamusca

Diamantino Duarte - Director Geral da RSTJ - Gestão e Tratamento de Resíduos - Carregueira, Chamusca.

Muitos problemas ambientais são gerados pelo Ser Humano na sua ânsia de gerar riqueza mesmo que isso se traduza depois em mais pobreza para a Humanidade. Isto só se resolve com educação, educação, educação. Definir algo como um problema ambiental é sempre difícil. Se, para uns, uma determinada situação é considerada um problema ambiental, para outros essa mesma situação já não é ou, pelo menos, não tem a mesma importância.

Na nossa casa, na RSTJ a defesa do ambiente é a nossa vida. Essa é a primeira prioridade de todos aqueles que nela prestam o seu serviço.

A economia será sempre privilegiada em relação ao ambiente enquanto o Ser Humano puser os seus interesses acima do bem-estar de todos. A alteração só poderá acontecer quando todos entendermos que a nossa riqueza não é medida pelo valor patrimonial mas sim pelo bem estar global da sociedade mundial. Enquanto a sociedade procurar realizar, de uma forma rápida, mais valias financeiras a qualquer custo, mesmo que isso se traduza em prejuízo para as gerações futuras, as questões económicas terão sempre supremacia sobre as questões ambientais.

A ideia de reduzir os pesticidas para metade, no espaço de dez anos, na União Europeia, é excelente. O problema é existir capacidade para ultrapassar os grandes interesses existentes. Não acredito que os actuais decisores políticos tenham essa capacidade.

Consigo associar a cor verde ao ambiente embora já não seja muito usual fazer essa associação. Actualmente já há outros motivos e cores que são habitualmente identificativos da área ambiental. Falar em verde também pode significar que ainda não se atingiu a maturidade ou que ainda não está em condições de se poder consumir. O significado de verde depende sempre do tema que se aborda.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Vale Tejo