O MIRANTE | 11-02-2021 07:00

Prémios Personalidade do Ano para elevar a auto-estima da região

Prémios Personalidade do Ano para elevar a auto-estima da região
Clube de Ténis de Torres Novas, fundado em 2009, tem centenas de atletas federados; Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira; José Gonçalves, presidente da direcção da Cercipóvoa;

Numa época particularmente difícil mais se justifica o reconhecimento público de quem se destaca. O MIRANTE organiza pelo 16º ano consecutivo os prémios que valorizam a actividade associativa, cultural e política da região ribatejana.

Os prémios Personalidade do Ano são atribuídos por O MIRANTE desde 2005 e foram criados com o objectivo de distinguir pessoas e instituições da região de abrangência do jornal que se tenham destacado nas actividades que desenvolvem.

Num ano particularmente difícil, a atribuição dos prémios tornou-se ainda mais importante e assumem nesta edição ainda uma maior relevância.

No primeiro dia de Janeiro divulgámos a atribuição do prémio Personalidade do Ano 2020, a Botas Castanho, cientista de Santarém, que trabalha no Instituto de Medicina Molecular, sendo também professor catedrático de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Nesta edição revelamos as Personalidades do Ano nas áreas da Política, Desporto e Associativismo. Nas próximas semanas revelaremos os nomes dos restantes premiados.

Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira

Personalidade do Ano - Política M.

Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira - Alberto Mesquita

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, surpreendeu toda a gente ao anunciar, no final de 2020, a sua intenção de não se recandidatar ao cargo, dando um raro exemplo de desapego ao poder. Poderia candidatar-se a mais um mandato mas decidiu não o fazer apesar de ter todas as condições para voltar a ser o candidato do PS devido ao seu desempenho, e de poder vir a merecer, pela terceira vez, a preferência dos eleitores. Sai sem azedume e após muita reflexão e deixa uma notável obra feita, a par da imagem de um homem ponderado, determinado e afável, que sabe ouvir os outros e aprender com eles.

José Gonçalves, presidente da direcção da Cercipóvoa

Personalidade do Ano - Associativismo

Cercipóvoa – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Póvoa de Santa Iria

A Cercipóvoa – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Póvoa de Santa Iria presta atendimento nas áreas da deficiência, serviços gerais e tempos livres a centenas de adultos e crianças dos concelhos de Vila Franca de Xira, Loures e Arruda dos Vinhos. Há cinco anos passou por grandes dificuldades, mas os cidadãos que a dirigem conseguiram reverter a situação. A instituição foi fundada em Maio de 1977 por pais e amigos de crianças e jovens portadores de deficiência.

Clube de Ténis de Torres Novas, fundado em 2009, tem centenas de atletas federados

Personalidade do Ano – Desporto M.

Clube de Ténis de Torres Novas

O Clube de Ténis de Torres Novas (CTTN) aumentou o número de atletas federados de 50 para mais de 200 em pouco mais de uma dezena de anos. Fundada em 2009, a associação nasce depois de extinta a secção de ténis do Clube Desportivo de Torres Novas com o objectivo de continuar a promover a modalidade no concelho.

Antes da pandemia os três courts de ténis do clube de Torres Novas enchiam-se todos os dias de crianças, jovens, adultos e veteranos. João Paulo Gomes, presidente do clube desde 2018, afirma que a grande missão da sua direcção é conseguir incentivar famílias inteiras para a prática da modalidade, onde pessoas de várias idades e gerações podem conviver e aprender umas com as outras.

Tiago Sequeira, director técnico, salienta que no Clube de Ténis de Torres Novas todos são considerados campeões: os que ganham prémios regionais, distritais e nacionais têm a mesma importância que aqueles que não levantam a taça, mas que ajudam, através dos treinos, os outros a levantá-la.

O crescimento do Clube de Ténis de Torres Novas também se traduz na formação de novos técnicos. No total integram a equipa técnica 14 treinadores, todos eles formados em Torres Novas. Recentemente o CTTN estabeleceu um protocolo com a Câmara de Alcanena para começar a utilizar os courts do concelho vizinho e levar a modalidade a mais pessoas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo