O MIRANTE | 18-02-2021 10:00

A importância redobrada dos Prémios Personalidade do Ano

A importância redobrada dos Prémios Personalidade do Ano
PERSONALIDADES DO ANO

Manifestar reconhecimento público a quem mais se destaca na nossa região é o objectivo da iniciativa de O MIRANTE.

Damos a conhecer nesta edição mais três distinguidos como personalidades do ano por O MIRANTE. São eles a Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão - Personalidade do Ano Cultura Masculino; Ana Infante, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santarém - Personalidade do Ano Política Feminino e Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) - Personalidade do Ano Cidadania.

Os prémios Personalidade do Ano são atribuídos por O MIRANTE desde 2005 e foram criados com o objectivo de distinguir pessoas e instituições da região de abrangência do jornal que se tenham destacado nas actividades que desenvolvem. Num ano particularmente difícil, a atribuição dos prémios tornou-se ainda mais importante. Tendo os prémios, ao longo dos anos, servido também para elevar a nossa auto-estima colectiva, assumem nesta edição uma maior relevância.

Ana Infante

Personalidade do Ano Política F.

Ana Infante - Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santarém

Ana Marília Barata Infante assumiu a administração do Hospital Distrital de Santarém em Agosto de 2018. Antes tinha sido administradora hospitalar em Lisboa e chegou a Santarém com a intenção de mudar o rumo do maior hospital do distrito, que estava com uma imagem degradada e com vários problemas, a começar por um orçamento deficitário em 20 milhões.

Ana Infante e a sua equipa conseguiram um reforço das transferências do Estado e desbloquearam as obras do novo bloco operatório que não tinham sido visadas pelo Tribunal de Contas por falta de fundos próprios.

Foi ainda traçado como objectivo o desenvolvimento da investigação no hospital e a formação, bem como na melhoria da imagem da unidade hospitalar. A resposta que o Hospital de Santarém conseguiu dar aos desafios criados pela pandemia, foi a prova do trabalho positivo que vinha a ser desenvolvido, na promoção da qualidade e eficiência.

Luís Amaral

Personalidade do Ano - Cidadania

Associação Portuguesa de Pais
e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) – Santarém

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1972. O seu primeiro centro abriu portas em 2 de Fevereiro de 1973 e destinava-se a crianças portadoras de deficiência mental, não integráveis no ensino regular.

A instituição, já há alguns anos presidida por Luís Amaral, iniciou as suas actividades numa casa de habitação no centro histórico de Santarém, mas dada a procura teve de encontrar instalações mais amplas, acabando por comprar, em 1977, a Quinta Nossa Senhora do Rosário, no Vale de Santarém, onde hoje tem sede. Tem também valências a funcionar em Santarém e Cartaxo.

A APPACDM de Santarém tem como principais respostas a Intervenção Precoce na Infância, Centro Socioeducativo, Formação e Emprego, Centro de Actividades Ocupacionais, Centro de Actividades Tempos Livres, Estruturas Residenciais, Serviços à Comunidade e projectos e parcerias diversas.

Personalidade do Ano - Cultura M.

Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão

A Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão é um pólo de dinamização cultural que continua a atrair dezenas de jovens para as suas secções, contrariando a tendência actual que os afasta do associativismo.

Fundada no início do século XIX, assinalou, em Outubro de 2020, 46 anos de vida, com o objectivo de continuar a afirmar-se através da música e do teatro, dos valores e da passagem de um testemunho que está enraizado na população da aldeia mais a norte do concelho de Benavente.

A sua banda, dirigida pelo conceituado maestro João Raquel conta actualmente com 37 músicos, 80 por cento dos quais são jovens. Um dos mais antigos é o próprio presidente da direcção, António Silva, que a integra desde os nove anos. A banda juvenil que tem somado dezenas de prémios nacionais e internacionais é formada por 25 elementos e a ambição de outros 50 que integram a escola de música.

Como nem só de música se faz esta colectividade, além do teatro que antes da pandemia juntava duas dezenas de actores amadores em palco, há uma dinamização constante através de eventos gastronómicos, artísticos e desportivos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo