O MIRANTE | 19-11-2022 15:00

“Gostava que os meus filhos crescessem num mundo onde as pessoas se respeitassem mais umas às outras”

“Gostava que os meus filhos crescessem num mundo onde as pessoas se respeitassem mais umas às outras”
ESPECIAL 35 ANOS DE O MIRANTE
Vítor Manuel da Silva Raposo Gerente da Raposo - Comércio e Aplicação de Revestimentos Almeirim

Nunca tivemos grandes problemas de falta de mão-de-obra. Formamos os nossos colaboradores em obra e temos por princípio mantê-los, mesmo que isso acarrete mais custos.

Há muitas queixas de falta de mão--de-obra nos mais diversos sectores de actividade. É um problema que o afecta?

Felizmente nunca tivemos grandes problemas de falta de mão-de-obra. A Raposo tem por princípio formar e manter nos seus quadros os bons funcionários, mesmo que isso acarrete mais custos. Reunir os melhores profissionais na nossa empresa é tarefa de uma vida, por isso temos colaboradores com 20, 30, e mais anos de casa.

O que pensa da ligação dos institutos politécnicos às empresas da região?

Poderiam colaborar mais com as empresas. No nosso caso ajudando-nos a desenvolver novos sistemas de revestimentos de resinas de vários tipos e para várias utilizações.

E escolas profissionais sabe quantas existem e quantas podem ser parceiras da sua empresa?

Sei que existem mais de duzentas em todo o país e em Santarém temos uma, mas não tem nenhuma formação na nossa área de trabalho, que são serviços de construção. Durante estes 40 anos, a Raposo tem formado seus colaboradores em obra, respeitando sempre as aptidões de cada um. Damos a possibilidade da progressão de carreira, podendo um servente chegar a assentador em um ano e a chefe de equipa em dois ou três anos.

Nesta altura de instabilidade consegue fazer previsões sobre o seu sector?

Não consigo trabalhar sem prever o futuro, e por isso, desde sempre tenho procurado inovar, indo buscar lá fora e criando novos produtos e sistemas, visando sempre as necessidades dos clientes. Somos pioneiros em Portugal e Espanha de vários sistemas de revestimentos, o que faz com que sejamos líderes de mercado e reconhecidos internacionalmente.

Como encara a notícia do interesse de um grupo de investidores privados em fazer um aeroporto em Santarém?

Encaro com muita expectativa a vinda do aeroporto para Santarém, não tenho dúvidas que seria óptimo ter um aeroporto à porta, o que também traria um grande crescimento para a nossa região, com criação de emprego e grandes oportunidades de negócios para todos nós, mas tenho muitas dúvidas que o poder central aceite esta localização.

Quais considera terem sido os maiores sucessos da sua região?

Quanto a mim foram a zona industrial de Almeirim (fazendo com que as empresas se estabelecessem criando empregos), os jardins, as zonas verdes recreativas, os campos desportivos, as estradas e a acessibilidade, tudo isto torna Almeirim um lugar óptimo para se viver e trabalhar.

E os maiores fracassos ?

O desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde que quanto a mim já foi muito bom e agora está no estado que todos sabem e sentem na pele. Também acho, e não é de agora, que a carga fiscal sobre as empresas e trabalhadores é muito elevada.

Qual foi a altura em que se sentiu mais optimista, quer a nível profissional, quer pessoal?

Foi em 1982, quando aos 24 anos, criei a minha primeira empresa. Foi um grande desafio, porque tive de desenvolver e adaptar máquinas, para garantir uma perfeita execução dos trabalhos. A nível pessoal foi muito gratificante, porque adorava o que fazia e ainda hoje é assim. Já Confúcio dizia: “escolhe um trabalho que gostes e não terás de trabalhar nem um dia da tua vida“.

O que mais deseja actualmente?

Gostava que os meus filhos crescessem num mundo onde as pessoas se respeitassem mais umas às outras e com melhor educação e saúde. E gostaria que todos entendêssemos que não temos só direitos. Temos sim, muitos mais deveres e responsabilidades.

Revê-se nos políticos locais?

O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, em conjunto com os vereadores, tem feito um bom trabalho. Desde que sou empresário, já tratei com três presidentes de câmara e este é, sem dúvida, o melhor e mais dedicado ao concelho de Almeirim.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo