O MIRANTE | 12-03-2023 12:00

Sónia Sanfona – Presidente da Câmara de Alpiarça – Personalidade do Ano Política

Discurso directo

É um honra, um privilégio estar aqui nesta plateia tão completa. Não estou habituada a receber prémios nem distinções, para os quais não vivo nem determino a minha actuação, pelo que é uma grande e absoluta surpresa receber este prémio, mas confesso, sem modéstia, que este reconhecimento é uma das melhores recompensas para quem dedica a sua vida ao serviço público. Não o prémio, o reconhecimento que traduz. O reconhecimento por tentar, tantas vezes sem conseguir, o reconhecimento pelas vitórias e conquistas mas também pela superação nas derrotas, pela diferença que se procura fazer na vida dos outros; o reconhecimento que vale a pena abdicar de uma vida centrada em nós e investir numa empreitada centrada nos outros. O MIRANTE tem, ao longo da sua vida, dedicado a sua atenção e eleito como missão prestar esse reconhecimento às mais variadas personalidades, nas mais variadas áreas de actuação, o que traduz bem a forma como olha para a região e o papel determinante que tem desempenhado na sua construção e divulgação.
Nada na minha vida foi planeado, nem a vinda dos meus dois maravilhosos filhos com 14 meses de diferença. Portanto, o desvio de uma carreira profissional da advocacia, que já levava 10 anos, para a política aconteceu por motivos de circunstância. A minha inclusão numa lista de deputados pelo círculo eleitoral de Santarém em 9º lugar não augurava naturalmente a minha eleição. Mas quiseram os portugueses, nas eleições legislativas de 2005, conferir ao PS, a eleição de seis deputados pelo distrito de Santarém. Uma vez constituído o Governo, que veio a incluir três elementos dessa lista, o improvável tornou-se real e assumi funções como deputada. Tinha na bagagem alguma, parca, experiência como eleita na Assembleia Municipal de Alpiarça e o entusiasmo enorme que só o sentido de responsabilidade e o impacto frontal com a realidade das instituições acalmaram. Foram cinco anos a que se seguiram dois como Governadora Civil de Santarém, a última, como sabem, e um período de seis anos onde desempenhei funções numa associação privada ainda que ligada a interesses públicos.
No fim desse projecto veio a oportunidade de desempenhar funções numa nova área ao integrar o conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém. Se no Governo Civil fui a última, na presidência da Câmara de Alpiarça fui a primeira. A minha família é a brisa sobre as minhas asas e sem eles, sem o seu apoio, incentivo e tolerância nada disto teria sido possível. Sou fruto da terra onde nasci, cresci e vivo, e que tenho a suprema honra de representar. Dedico este prémio a todos os alpiarcenses pela confiança que em mim depositaram, reitero o compromisso que com eles assumi de, juntos, construirmos um futuro mais próspero para a nossa comunidade e legarmos um concelho moderno e bem sucedido aos nossos filhos e netos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo