O MIRANTE | 08-02-2024 10:00

Construir pontes com a sociedade civil

Construir pontes com a sociedade civil
PERSONALIDADES DO ANO
Carlos Cortes é bastonário da Ordem dos Médicos desde Fevereiro de 2023

Personalidade do Ano Nacional: Carlos Cortes - Bastonário da Ordem dos Médicos

Médico desde 1999, ano em que terminou o curso, em Coimbra, e especialista em Patologia Clínica desde 2006, Carlos Cortes foi eleito Bastonário da Ordem dos Médicos a 16 de Fevereiro de 2023, para um mandato de três anos. Era, desde 2014, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
Iniciou a sua actividade nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Fez o seu Internato Complementar (formação especializada) em Patologia Clínica, no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE. Trabalhou desde 2011 no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE (hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas), como director do Serviço de Patologia Clínica e director do Departamento de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.
Para além da sua actividade clínica, foi assessor da direcção clínica e responsável pela reorganização e Centralização do Serviço de Patologia Clínica e responsável pela implementação do sistema de gestão da Qualidade do Serviço. Foi também coordenador do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e da Resistência aos Antimicrobianos.
Nascido em Lisboa a 5 de Janeiro de 1970 Carlos Cortes vive em Coimbra desde o início dos seus estudos superiores. Tem a sub-especialidade em Microbiologia Médica, detém também a competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos e pós-graduação em Gestão e direcção em Saúde e a pós-Graduação de Ética em Saúde pela Universidade de Coimbra.
Carlos Cortes assumiu como lema do seu mandato a defesa de uma Ordem dos Médicos mais unida pela saúde e mais modernizada e considera necessário “unir os médicos numa postura de transversalidade e construir as pontes necessárias com a sociedade civil, desde associações de doentes, sociedades científicas, Governo e autarquias e com as demais ordens profissionais da saúde”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo