O MIRANTE | 20-02-2025 15:00

Onde as crianças mais desprotegidas podem sentir o valor da vida

Onde as crianças mais desprotegidas podem sentir o valor da vida
Padre António José de Barros Cardoso. fotoDR

Personalidade do Ano - Cidadania - Casa do Pombal - A Mãe - Aveiras de Cima

A Casa do Pombal - A Mãe, também conhecida apenas como Casa Mãe, é uma Associação de Solidariedade Social, constituída a 21 de Maio de 1999 que acolhe, desde Fevereiro de 2005, em Centro de Acolhimento Temporário, duas dezenas de crianças em risco, vítimas de maus-tratos, ou de exclusão social com situações susceptíveis de comprometer a sua segurança, saúde, educação e formação moral.
O mentor do projecto é o Padre António José de Barros Cardoso, pároco de Aveiras de Cima, desde 1967, que o conseguiu concretizar, depois de receber uma herança de família, nomeadamente uma casa no Estoril, deixada por uma irmã. A ideia surgiu-lhe a partir da Colónia de Férias, de Aveiras de Cima, que levava à praia crianças que nunca tinham visto o mar e que se referiam a ela como a sua segunda mãe.
Com a ajuda de amigos foi adquirido o terreno de uma quinta, junto à igreja paroquial de Aveiras de Cima, onde veio a ser edificada a sua obra social. Em anexo à vivenda que já existia foi feito um prolongamento do edifício, um espaço que desde a sua inauguração já recebeu dezenas de crianças.

Prémios Personalidade do Ano distinguem os melhores da região

Este ano a cerimónia pública de reconhecimento é dia 13 de Março, no Convento de S. Francisco , em Santarém.

Na edição desta semana continuamos a divulgar os nomes das Personalidades do Ano 2025, apresentando a Personalidade do Ano na Área do Desporto e a Personalidade do Ano na Área da Cidadania.
Os prémios Personalidade do Ano são atribuídos por O MIRANTE desde 2005 e foram criados com o objectivo de distinguir pessoas e instituições da região de abrangência do jornal que se tenham destacado nas actividades que desenvolvem.
São também uma forma de lembrar o nosso orgulho por, com o nosso trabalho, ajudarmos a consolidar uma região e uma comunidade com uma identidade muito própria.
A cerimónia de entrega dos prémios Personalidade do Ano realiza-se este ano no Convento de S. Francisco, em Santarém, dia 13 de Março, quinta-feira, às 17h30.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Vale Tejo