O MIRANTE TV | 10-05-2024 13:08

Duas dezenas de pessoas passaram o Dia da Espiga na nascente do Almonda

Sem receio de serem alvo de nova queixa por invasão de propriedade privada, populares voltaram a passar Dia da Espiga junto à nascente do rio, repetindo o feito de 2023.

Cerca de duas dezenas de pessoas voltaram a passar o Dia da Espiga, assinalado a 9 de Maio, junto à nascente do rio Almonda, na freguesia da Zibreira, concelho de Torres Novas, tal como fizeram no ano passado, desafiando a empresa Renova que vedou o acesso ao local.

Conscientes de que poderão vir a enfrentar uma nova queixa por invasão de propriedade privada, como aconteceu em 2023 e que recentemente foi arquivada por falta de provas, os populares não se intimidaram e desfrutaram do feriado num local histórico e que faz parte das suas memórias de infância. Os presentes, convidados pelo movimento Um Coletivo a passar ali o dia em convívio, defendem que a nascente é publica e exigem que o seu acesso seja devolvido ao povo, acusando a Renova de apropriação ilegal e de ter câmaras de videovigilância em espaços públicos.

Em 2021, recorde-se, a Agência Portuguesa do Ambiente afirmou que a Renova “não poderá impedir o acesso à nascente do Almonda”, frisando que “qualquer intervenção” junto à linha de água carece de autorização prévia.

Este é um assunto desenvolvido na próxima edição de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo