Santarém inaugura Anatomia Patológica e a única no país com leitura óptica total
Serviço de Anatomia Patológica no Hospital Distrital de Santarém é responsável por analisar colheitas de doentes que são importantes na identificação de donças
A secretária de Estado da Gestão da Saúde inaugurou esta sexta-feira, 20 de Dezembro, as novas instalações do serviço de Anatomia Patológica no Hospital Distrital de Santarém, sendo o único serviço público do género na região. Cristina Vaz Tomé inaugurou também as instalações que através de protocolo vão instalar o Gabinete Médico Legal de Santarém. O investimento nestas novas instalações representam 2,8 milhões de euros e permite que o serviço, que analisa material recolhido do corpo humano, importante para o diagnóstico de doenças oncológicas, seja o primeiro do país com total rastreabilidade, ou seja, desde que uma amostra chega ao laboratório até á fase final é identificada por leitura óptica.
Com melhores condições a Unidade Local de Saúde da Lezíria, que gere o hospital, pode vir a prestar serviços para outras unidades públicas e privadas, como já faz com a Unidade Local de Saúde do Oeste.