O MIRANTE TV | 11-01-2025 20:10

Demolições no acesso norte a Santarém obrigam ao realojamento de três famílias

As demolições na entrada norte de Santarém prosseguem, arrasando o edificado existente durante várias décadas na zona da Senhora da Guia para criar um renovado e digno acesso à cidade.

As demolições na entrada norte de Santarém prosseguem, arrasando o edificado existente durante décadas na zona da Senhora da Guia para criar um novo e adequado acesso à cidade. Na sequência da intervenção do município, três famílias vão ser realojadas, divulgou o presidente da Câmara de Santarém, João Leite.
“Os trabalhos de demolição, por si só, já vão criar uma nova dignidade ao acesso norte - Avenida Francisco Sá Carneiro. Importante salientar, também, a componente social deste projecto. Três famílias vão ser realojadas, pessoas que não vivem em condições dignas e que vão ganhar uma nova vida. Não consigo por palavras explicar a emoção que vive ao sentir a felicidade no olhar destas pessoas idosas”, escreveu o autarca.
A falta de passeios e de bermas seguras para os peões e esgotos a céu aberto são problemas há muito identificados na entrada norte de Santarém, pela Avenida Francisco Sá Carneiro, zona muito concorrida de trânsito e que serve várias superfícies comerciais. O objectivo do município é construir passeios com ciclovia ao longo dessas centenas de metros, além de ser reformular o traçado rodoviário, com duas faixas para entrada na cidade e uma faixa para saída.
A requalificação do acesso norte a Santarém pela Avenida Francisco Sá Carneiro vai ser executada em duas fases, com a primeira a abranger a zona entre o antigo troço da EN3 na proximidade dos semáforos existentes na zona da Senhora da Guia e os supermercados Pingo Doce e E.Leclerc. Essa intervenção prevê a construção de duas rotundas, uma em cada um dos extremos desse traçado, bem como a abertura de uma nova via a ligar ao Jardim de Cima. A segunda fase a intervencionar vai dos citados supermercados até à rotunda Bernardo Santareno, em Vale de Estacas.
Para a primeira fase da obra, a Câmara de Santarém recorreu pela primeira vez a uma figura do Direito Urbanístico chamada Unidade de Execução, que delimita a área a intervir e a respectiva ocupação do solo em conformidade com as opções de planeamento consagradas no Plano Director Municipal (PDM) de Santarém. Essa solução envolve parceiros externos, nomeadamente proprietários de terrenos e investidores que pretendem criar uma nova área comercial na zona da Senhora da Guia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1699
    15-01-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1699
    15-01-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1699
    15-01-2025
    Capa Vale Tejo