Helena Marques Dias, a médica dentista que também trata sorrisos com o coração
Há mais de vinte anos que o cheque-dentista garante consultas gratuitas para crianças, grávidas e idosos, mas muitos pais nem sequer o utilizam. Helena Marques Dias, médica dentista em Samora Correia, alerta para a falta de hábitos de prevenção e para a desvalorização da saúde oral por parte de muitos portugueses.
Helena Marques Dias leva 25 anos a cuidar dos sorrisos de Samora Correia. Mas se há algo que a entristece, é saber que muitas crianças podiam ter acesso a consultas gratuitas e nem os pais aproveitam. O cheque-dentista existe há mais de duas décadas, mas, por desconhecimento ou descuido, há quem o deixe na gaveta.
A experiência ensinou-lhe que o problema da saúde oral em Portugal não está apenas na falta de recursos, mas sim na falta de hábitos. Ao contrário dos estrangeiros que atende, muitos portugueses ignoram revisões com o dentista e as pessoas só aparecem quando a dor já não dá tréguas.
Helena continua a acreditar no que faz. É de sorriso aberto que recebe os pacientes de sempre e os novos, sabendo que cada consulta pode fazer a diferença. Porque um sorriso saudável começa na prevenção.
É uma entrevista para ler na edição impressa de O MIRANTE